Em decorrência do aumento de casos de Covid-19, o prefeito de Picos, Gil Medeiros (PP), assinou novo decreto com medidas sanitárias para enfrentamento da doença. Picos voltou proibir realização de festas e eventos, além de restringir o horário de funcionamento de determinados estabelecimentos.
Outro fator que levou o prefeito tomar a decisão foi a grande procura por atendimento no Hospital Regional Justino Luz e no Centro Municipal de Referência ao Combate da COVID-19. O prefeito ainda destacou a possibilidade de acabar os testes de COVID-19, cujo os insumos estão em falta em todo país.
As medidas determinas no decreto são por tempo indeterminado. Estão proibidas atividades que envolvam aglomeração; o funcionamento de boates; casas de shows e qualquer estabelecimento que promova atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.
Confira os principais pontos do decreto:
As pessoas só poderão permanecer em espaços públicos respeitando os protocolos específicos de medidas higienicossanitárias das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais, especialmente quanto ao uso obrigatório de máscaras.
Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, lojas de conveniência e depósitos de bebidas só poderão funcionar até 1h, ficando vedada a promoção/realização de festas, eventos, confraternizações, dança ou qualquer atividade que gere aglomeração, seja no estabelecimento, seja no seu entorno.
Bares e restaurantes podem ter apresentação musical, desde que não gerem aglomeração, não permitam dança e façam com que todos os clientes permaneçam sentados em suas mesas.
Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados e padarias só devem funcionar até as 00h.