
O Piauí terá 22 novas estações pluviométricas implantadas nos próximos meses. A autorização foi concedida nesta semana pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. A informação foi confirmada ao portal Piauí Hoje, nesta quinta-feira (4), pelo diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do estado, Werton Costa.
Segundo ele, a autorização representa um avanço importante no monitoramento de áreas de risco e na prevenção de desastres naturais no estado.“Esse é um programa antigo que estava parado devido ao contingenciamento. No ano passado, retomamos as tratativas com o CEMADEN, que é o principal órgão de monitoramento de desastres no país. Inicialmente, seriam implantadas apenas cinco estações. Mas agora conseguimos avançar com mais 16, chegando a um total de 22 novas estações até o final de 2026”, explicou.
Municípios contemplados
O projeto, que inicialmente previa a instalação de seis estações, foi ampliado para contemplar outros 16 municípios.“A princípio seriam seis estações. Mas havia um indicativo de outros 16 municípios que poderiam ser contemplados futuramente. O CEMADEN decidiu agilizar o processo, e agora vamos cadastrar esses municípios, formalizar os convites e realizar os levantamentos técnicos”, destacou.
Municípios como Altos, que vivem forte expansão urbana com áreas de risco sendo ocupadas, estão entre as prioridades. “Altos, por exemplo, não tem estação. Mas a partir do próximo ano, terá. Isso é um ganho imenso para a Defesa Civil e para a população, que passará a contar com dados confiáveis para a prevenção”, afirmou Werton.
Em Teresina, o CEMADEN tem quatro estações pluviométricas instaladas nas zonas norte, central, sudeste e sul.
Monitoramento mais próximo das comunidades
As novas estações não apenas ampliam a rede de monitoramento, mas também aproximam as comunidades do trabalho preventivo. A ideia é que, com os pluviômetros, as próprias comunidades possam acompanhar os níveis de chuva e ajudar no acionamento preventivo da Defesa Civil. “Vamos colocar pluviômetros em vários pontos do estado para medir os índices de chuva e trabalhar junto com as comunidades. É um passo importante para garantir segurança e reduzir os riscos de desastres”, finalizou Werton Costa.
Estações pluviométricas
As estações pluviométricas são focadas na medição precisa das chuvas. Elas são compostas por um pluviômetro automático, com computador de bordo e sistema de envio de dados via satélite diretamente ao CEMADEN.
(*) Lília Ferreira é estagiária sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles -DRT 0002326/PI