Municípios

Manifestantes mantém bloqueio na PI-113 em José de Freitas

Estudantes e trabalhadores protestam contra o aumento da passagem de ônibus

Segunda - 17/12/2018 às 22:12



Foto: Realidade em Foco PI-113 continua bloqueada
PI-113 continua bloqueada

Estudantes e trabalhadores contra o aumento da tarifa dos ônibus que fazem linha Teresina-José de Freitas estão desde às 5h30 da manhã desta segunda-feira (17) realizando protesto próximo a entrada de José de Freitas.  

Cerca de 60 pessoas estão bloqueando o trânsito para protestar contra o valor da passagem que subiu de R$ 6 para R$ 7. Os manifestantes aguardam um representante da Secretaria de Transportes para tratar sobre o aumento da tarifa. Eles alegam que só irão desobstruir o trânsito após falarem com um representante.  

Segundo a Polícia Militar, os manifestantes queimam pneus e colocam objetos no meio da pista para bloquear a passagem de veículos. O tráfego continua lento no local e uma das faixas está totalmente bloqueada. 

"Eles estão interditando uma via por vez. Uma hora liberam a pista para os veículos no sentido José de Freitas - Teresina e depois liberam no sentido contrário", contou o tenente Alberto da PM. 

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) se manifestou através de nota. Confira: 

  • Com relação ao reajuste no valor da tarifa do transporte intermunicipal Teresina/José de Freitas, a Secretaria de Estado dos Transportes do Piauí (Setrans) esclarece que o aumento foi concedido com base nos índices da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que apontam parâmetros para a regulamentação do transporte interestadual, norteados por indicadores socioeconômicos, composição dos custos com transporte e remuneração de funcionários, correções anuais para recompor o poder aquisitivo da moeda em razão de variações inflacionárias, dentre outros fatores que impactam diretamente nos gastos com a prestação do serviço. Esses dados são utilizados como referência pela Setrans para que seja fixado o percentual máximo de reajustamento tarifário no estado.
  • No que se refere a não aceitação de vales transportes e carteiras estudantis, a Setrans esclarece que as empresas que operam no referido trecho não fazem parte do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), não existindo, portanto, base legal para a utilização destes benefícios. A Setrans ratifica que compete ao órgão definir o teto máximo de reajustamento das tarifas, cabendo às empresas a decisão de conceder, ou não, descontos e/ou benefícios, como parte da política empresarial de cada companhia.
  • Já com relação à segurança e fiscalização no trecho onde estão ocorrendo manifestações, a Setrans esclarece que o serviço está sendo realizado pela Polícia Militar do Piauí, por meio do BPRE, que mantém Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento da atividade nas rodovias estaduais em todo o Piauí.
  • A Setrans reitera, ainda, que a pesar de concordar com as manifestações populares de protestos, típicos de um regime democrático, lamenta alguns excessos que tendem a prejudicar os usuários que precisam do livre direito de locomoção.

Fonte: Realidade em Foco

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: