
O presidente da Associação das Vítimas da Barragem Algodões (AVaBA), Corcino Medeiros Santos, morreu aos 89 anos vítima da Covid-18 nessa quinta-feira (09). O comunicado da morte foi feito nas redes sociais da AVABA. Corcino estava internado há mais de uma semana em um hospital de Teresina e não resistiu às complicações da doença.
Não houve velório, mas as vítimas da Barragem de Algodões realizaram uma homenagem ao seu líder na entrada de Cocal na manhã desta sexta-feira (10). Em seguida, os moradores seguiram em cortejo até a frente do cemitério, mas não entraram por questão de segurança. Todos faziam uso de máscara e seguiram o protocolo de segurança.
Corcino sempre esteve à frente da luta das centenas de famílias que foram vítimas do rompimento da Barragem de Algodões, ocorrido em 2009, em Cocal. Somente este ano, as vítimas receberam todo o pagamento de indenização graças à Associação que jamais desistiu.
A morte de Corcino Medeiros Santos abalou o município, pois ele era muito querido e respeitado por lutar pelos direitos das vítimas do rompimento da barragem.