ALERTA

“Não vamos interditar praias”, diz SEMAR sobre presença de tubarões no litoral do Piauí

Semar esclarece que turistas podem banhar nas praias, mas que é necessária atenção redobrada


Praia de Barra Grande - PI

Praia de Barra Grande - PI Foto: Reprodução

Um dia após a confirmação da presença de um grupo formado por cinco tubarões na praia do Coqueiro em Luís Correia, município 349 quilômetros ao Norte de Teresina, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, esclarece que não há orientação para que as praias sejam interditadas. 

Em vídeo divulgado à imprensa na tarde desta segunda-feira (07) direto do litoral do Piauí, a gestora aproveitou para tranquilizar turistas, banhistas e empresários do turismo litorâneo.


"É importante a gente ressaltar para tranquilizar os turistas, banhistas, assim como donos de pousadas, restaurantes e hotéis que, neste momento não há indicativo para interdição de praias, ou seja, o que é recomendado são os cuidados que estão sendo passados pela Semar. As pessoas podem ir para a praia, tomar banho de mar, mas com cuidados redobrados, não demorar muito no mar, não mergulhar muito, não nadar muito distante, ter cuidado com crianças e idosos, evitar a prática de esportes náuticos nesse momento", disse.

Sádia participou de reunião com representantes de diversos órgãos com atuação no litoral do Estado, entre os quais, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Secretaria de Estado do Turismo e prefeituras municipais. Do encontro foram formados três grupos de trabalho para atuar sobre essa questão.

"Ficaram estabelecidos três grupos de trabalho, um que vai fazer o monitoramento das praias, outro que vai cuidar da segurança das praias, dos banhistas e dos animais, afinal de contas, eles estão em seu habitat natural; e outro grupo vai cuidar da Comunicação, das informações, para que estejam alinhadas e a população possa ter informação segura sobre o aparecimento dos tubarões nas praias", informou.


Pouco movimento e região de corais

Para o climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, a baixa movimentação nas praias ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus junto a outras características podem ter contribuído para o aparecimentos dos animais no litoral piauiense.

"Na região do Coqueiro existem vários recifes e regiões coralíneas, isso atrai o tubarão. Fora de temporada e com águas mais frias a gente tem um aumento da piscosidade, que é da formação de cardumes bem próximo da Costa, isso deve ter atraído os cardumes, assim como condições de água mais limpa, temperatura mais baixa e pouco movimento. Agora com o retorno do movimento [dos banhistas] , o material que está no fundo vai começar a subir e os tubarões começarão a se afastar", explicou.


Bióloga confirmou presença de tubarões

A presença dos tubarões foi confirmada ontem (06) pela bióloga com pós-doutorado em Oceanografia, Georgia Aragão. Em seguida foi confirmada oficialmente pelas Secretarias Estaduais de Turismo e Meio Ambiente.

"Hoje, 6 de setembro, a gente está confirmando a presença de tubarões na praia do Coqueiro, nada como ver pessoalmente. Tem um grupo de tubarões, sim, muito próximo à área de praia, área de arrebentação, hoje de manhã o grupo estava em uma área próximo à margem", disse em vídeo divulgado na manhã do último domingo (06).


Notícias relacionadas

Semar confirma cinco tubarões no litoral do Piauí e alerta: "cuidado redobrado"

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: