Municípios

Semar confirma cinco tubarões no litoral do Piauí e alerta: "cuidado redobrado"

Orientação dada por bióloga é para que os banhistas evitem a praia em toda a costa litorânea do Piauí

Valciãn Calixto

Domingo - 06/09/2020 às 13:21



Foto: Reprodução/WhatsApp Tubarões são avistados na Praia do Coqueiro
Tubarões são avistados na Praia do Coqueiro

Tudo indica que um grupo de tubarões decidiu passar o feriado da Independência no litoral do Piauí. Esta semana banhistas flagraram imagens dos animais e neste domingo (06) a bióloga Georgia Aragão confirmou a presença dos marinhos na praia do Coqueiro em Luís Correia, 349 quilômetros ao Norte de Teresina. Em vídeo publicado em suas redes sociais, a profissional conta ter visto de perto os tubarões.

"Hoje, 6 de setembro, a gente está confirmando a presença de tubarões na praia do Coqueiro, nada como ver pessoalmente. Tem um grupo de tubarões, sim, muito próximo à área de praia, área de arrebentação, hoje de manhã o grupo estava em uma área próximo à margem. A indicação e orientação é que não se deve entrar na água", afirmou a profissional.

Segundo Georgia, a orientação é para que os banhistas evitem a praia em toda a costa litorânea, tendo em vista que os tubarões não permanecem fixos em único local e que o litoral do Piauí é minúsculo. 

"A gente não sabe qual é a espécie, de qualquer forma, por questão de segurança, não se deve entrar na água em nenhuma área do litoral do Piauí porque estão sendo vistos no Coqueiro, mas neles não ficam fixos em uma área muito curto e o nosso litoral é muito pequeno, então eles podem estar peregrinando em nosso litoral. É um grupo de animais juvenis, não são adultos ainda, mas já tem um porte médio. Por enquanto são essas as informações que a gente tem para passar", esclareceu.

No início da tarde, Georgia publicou um segundo vídeo onde reafirma a presença dos tubarões no litoral e ressalta que sua obrigação enquanto pesquisadora é alertar e informar, mas "sem prejudicar ou causar pânico".

Confira no vídeo:


Vídeo mostra tubarões na parte rasa da praia:

SEMAR

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) recomenda evitar banho de mar no litoral piauiense, especialmente no trecho entre as praias do Itaqui até a do Coqueiro. Quem for mergulhar, atenção especial com as crianças e cuidado redobrado aos praticantes de esportes náuticos.

Foi confirmada a presença de cinco tubarões juvenis na Praia do Coqueiro, em Luís Correia. Os tubarões são animais que não permanecem em uma área fixa, por isso, para garantir a segurança dos banhistas, mesmo sem a confirmação da espécie avistada, a Semar Piauí orienta que as pessoas evitem entrar na água.

SETUR

A Secretaria de Estado do Turismo informa que, na manhã deste domingo (6), foi comunicada de que havia sido confirmada a presença de tubarões no litoral piauiense, precisamente na praia do Coqueiro.

A Setur informa ainda que entrou em contato com a bióloga e especialista em tubarões, Geórgia Aragão, que, em análise realizada com as imagens que circularam na primeira semana de agosto, observou um padrão de barbatana que seria de golfinho. No entanto, nesta manhã, foi avistado um grupo de cinco tubarões juvenis na mesma praia, podendo ser o mesmo grupo das imagens do dia 01 de agosto.

Segundo a especialista, através de nota, ainda não é possível identificar a espécie e que, possivelmente, os animais estão ali se alimentando de cardumes que ficam na zona de arrebentação e que os animais podem não ficar fixos em apenas uma única praia.

A Setur informa ainda que já entrou em contato com as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Corpo de Bombeiros e CIPTUR, para orientação dos Turistas e pede que os mesmos evitem entrar na água.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: