Municípios

Hospital de Parnaíba capacita equipe no tratamento do câncer

O funcionamento de um RHC e o envio regular dos dados para o Integrador RHC é obrigatório

Da redação

Terça - 11/05/2021 às 07:15



Foto: Divulgação Capacitação
Capacitação

Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) na região da Planície Litorânea do Piauí colaboradores do Hospital e Maternidade Marques Basto participaram de curso sobre Registros Hospitalares de Câncer (RHC) ministrado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital São Marcos, Teresina – PI.  

O funcionamento de um RHC e o envio regular dos dados para o Integrador RHC é obrigatório para os hospitais habilitados na Atenção Especializada em Oncologia do SUS.  

"O Registro Hospitalar de Câncer (RHC) refere-se ao instrumento formulado pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA com o intuito de coletar, armazenar, processar e analisar de forma sistemática e continua as informações de pacientes atendidos em uma Unidade Hospitalar Especializada em Oncologia do SUS, com o diagnóstico confirmado de Câncer. Desta forma é possível realizar um monitoramento da assistência prestada ao paciente, visando uma assistência de qualidade. Com o treinamento e credenciamento do UNACON de Parnaíba-PI no Sistema Integrador RHC será possível quantificar essas informações e assim planejar estratégias de Saúde Pública junto aos gestores, que visem a melhoria do acesso e assistência prestada esse público", explicou Karoline Monteiro enfermeira oncológica do Hospital e Maternidade Marques Basto.  

Foram cinco dias dentro do Hospital São Marcos, Teresina, com aulas práticas e teóricas. A enfermeira oncológica Karoline Monteiro acompanhada da psicóloga Simony Cardoso, responsável pelo setor Ambulatorial SUS e 2 colaboradoras do Hospital Marques Basto participaram do curso.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: