Municípios

INCÊNDIO

Helicóptero é enviado a Pavussu para reforçar combate a incêndio

Combate ao incêndio conta com helicóptero, caminhões-pipa e equipes em solo

Da Redação

Terça - 05/08/2025 às 11:36



Foto: Divulgação/SSPPI Helicoptero da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSPPI)
Helicoptero da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSPPI)

Um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) foi enviado nesta terça-feira (5) ao município de Pavussu, na região Sul do estado, para apoiar a operação de combate ao incêndio florestal que atinge áreas de morros e vegetação seca na zona rural. A solicitação foi feita pelo Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) com o objetivo de alcançar locais de difícil acesso por terra.

Além da força-tarefa mobilizada na cidade, que envolve o trabalho do CBMEPI, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, brigadistas do município, e carros-pipas, o auxílio da aeronave, de acordo com o Comandante-Geral do CBMEPI, Cel. José Arimatéia Rêgo, deverá contribuir significativamente no combate ao incêndio que acomete os locais de maior altitude da região, como morros atingidos pelas chamas na zona rural da cidade.

Segundo o Cel. Gomes, gerente de operações do BOPAER, a medida que os pedidos de reforço com aeronaves vão chegando, um minucioso estudo de viabilidade técnica é prontamente montado pela Gerência de Operações Aéreas do BOPAER. “Essa cautela é necessária para que o comandante da aeronave e sua equipe possam pousar com total segurança. O estudo é feito através de equipes que se deslocam por meio de vias terrestres e ao chegarem no local, repassam os detalhes da situação que determinam a real necessidade ou não da presença de uma aeronave durante a missão”, explicou o coronel Gomes.

O capitão Lucas Xavier, comandante do 5º grupamento do CBMEPI na cidade de Floriano, e oficial no comando da operação em Pavussu, explica o andamento das ações no município. ”A situação está parcialmente controlada. Temos uma frente de fogo que está em cima de um morro, e a expectativa é que a aeronave do BOPAER, cedida pela SSP-PI, a pedido do Comando-Geral do CBMEPI, auxilie no combate à essa área de difícil acesso. A água para o trabalho da aeronave deverá ser coletada na lagoa do município”, esclareceu.

O capitão explicou ainda, que uma outra equipe do CBMEPI, trabalhou durante toda a madrugada desta terça-feira (05), no combate às chamas em uma área desmatada da região, evitando que o fogo se propagasse para propriedades rurais e outras residências próximas. Ele também esclareceu sobre as condições climáticas desfavoráveis que as equipes vem enfrentando durante a operação. “Nossos militares e os brigadistas estão enfrentando ventos fortes e vegetação seca, condições que aceleram o avanço do fogo. Desde os primeiros dias de combate, nossas equipes estão atuando com o caminhão auto bomba tanque (viatura ABT), picapes equipadas com kits de combate a incêndios florestais, e carros-pipa cedidos pela prefeitura do município”, destacou o capitão Lucas Xavier, oficial no comando na operação.

Para o comandante operacional do CBMEPI, Cel. Egídio Leite, a expectativa é de que o incêndio seja totalmente controlado ou até parcialmente extinto até esta quarta-feira (06). “Enfrentamos uma situação delicada em Pavussu devido ao grande número de focos de incêndio no local, além dos ventos fortes e vegetação seca, que facilitam a propagação das chamas. Neste momento, além dos brigadistas, temos equipes do 5º grupamento da cidade de Floriano, fazendo o enfrentamento à este incêndio. Militares de Teresina também foram enviados para prestar apoio e o helicóptero do BOPAER deverá chegar ao município nas próximas horas. Essa integração entre órgãos como Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil, e prefeitura da município, fortalecem os trabalhos na região”, pontuou o Cel. Egídio Leite.

Prioridade: segurança e preservação

Segundo o capitão Lucas Xavier, comandante do 5º GBM, o foco da operação é minimizar os danos ambientais e os riscos à comunidade. “Até o momento, não há registro de feridos, mas o monitoramento segue constante para evitar reignições do fogo e garantir a segurança da população, sobretudo dos produtores rurais e seus animais que residem nesta área”, finalizou.

Matérias relacionadas:

  1. Fogo atinge área florestal em Pavussu e moradores recebem alerta da Defesa Civil
  2. Incêndio em Pavussu atinge 70 km de área rural e se aproxima da zona urbana
  3. Prefeito pede apoio aéreo para ajudar a combater incêndio devastador em Pavussu

Fonte: SSP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: