
Um incêndio de grandes proporções atinge, desde quarta-feira (30), uma extensa área de mata entre os municípios de Pavussu e Canto do Buriti, no Sul do Piauí.
Diante da gravidade da situação, a Defesa Civil do Piauí emitiu, na noite desse domingo (3), um “alerta severo” para que moradores da zona rural de Pavussu deixassem a área atingida pelas chamas. O aviso foi enviado por mensagens de texto diretamente aos celulares da população local.
No comunicado, os moradores foram orientados a evacuar as áreas de risco, buscar locais seguros e acionar a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros em caso de emergência.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o monitoramento da área está sendo feito em tempo real. “A ação de monitoramento significa que a Defesa Civil, a partir do seu Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, utilizando plataformas federais de satélite e de previsão de movimentação de chamas, acompanha o desenvolvimento do incêndio, observando as variáveis de tempo, temperatura, pressão, umidade do ar, vento, direção do vento, para orientar a atuação dos brigadistas e do Corpo de Bombeiros”, explicou
Alerta Severo da Defesa Civil em Pavussu