Municípios

Governo inaugura reforma da Barragem do Bezerro em José de Freitas

Cerca de R$ 18 milhões foram investidos com recursos dos governos federal e estadual

Da Redação

Domingo - 03/07/2022 às 12:29



Foto: Reprodução Barragem do Bezerro em José de Freitas
Barragem do Bezerro em José de Freitas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), inaugurou neste sábado (2) a reforma da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, um dos principais pontos turísticos da região.
Na obra foram realizados serviços de recuperação de áreas de risco na parede da barragem, além da adequação das estruturas, de acordo com as normas vigentes de segurança. 

A barragem recebeu ainda sistemas de drenagem na parede com o intuito de evitar riscos de ruptura,  adequação e melhoramento hidráulico do sangradouro para proporcionar o rápido escoamento das águas em caso de cheias, sistemas de drenagem superficiais, como meio-fio, e proteções de taludes.

A governadora Regina Sousa disse que essa é uma obra importante porque afasta o risco de ruptura e ainda entrega um espaço propício para a atividade turística.

"A conclusão dessa obra é um 'respirar aliviado', estávamos com medo de acidentes aqui, por isso mobilizamos para liberação do dinheiro, vencer a burocracia para terminar essa obra, pois poderia colocar em risco a vida das pessoas. Segundo, por que José de Freitas volta a ter todo um complexo turístico que mobiliza a economia em vários setores. Tem a pesca, as barracas e pode ter outras formas de lazer como passeios de barcos. Isso é muito importante. Por isso recomendei que cuidem do lugar porque turistas só vão em lugares que têm limpeza e respeito ao meio ambiente", disse a governadora.


O secretário de Defesa Civil destacou a importância dessa recuperação da Barragem.  "Ele já vinha deteriorada pelo tempo e com o risco de rompimento constatado no qual tivemos um inverno fora de curva. Foi feito todo um trabalho de recuperação nos mais 1700 metros da Barragem e agora ela está segura dentro dos padrões de segurança servido a população".

O gestor destacou que foram investido cerca R$18 milhões de reais com recursos do Governo Federal e Estadual.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: