O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu estado de calamidade pública na cidade de Picos, que foi castigada pelas fortes chuvas nos últimos dias. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), no sábado (18).
De acordo com o MIDR, os danos causados no munícipio chegaram ao Nível III de desastres, que é considerado de grande porte e danos extremos. Mais de 27 mil moradores foram impactadas de modo indireto e indireto.
O munícipio agora está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestrutura e medidas emergenciais de segurança.
Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil Nacional chegou ao Piauí na manhã de sábado para visitarem bairros destruídos pelo desastre em Picos e municípios próximos e ajudarem no levantamento e registro dos danos, material usado na elaboração dos planos de trabalho e, consequentemente, na liberação dos recursos.
Fonte: Com informações do MIDR