A temporada reprodutiva de 2024 encerrou com um saldo de 265 ninhos identificados nos 66 km de praias do estado do Piauí. Os ninhos identificados são monitorados pelo Projeto Tartarugas do Delta durante o período de incubação para garantir a segurança contra predadores.
Foram liberados mais de 18.500 filhotes de tartarugas marinhas no litoral piauiense das espécies conhecidas da região, tartaruga-verde, tartaruga-de-oliva, tartaruga-de-pente e cabeçuda.
"Os dados observados sugerem uma preocupação, alguns ninhos não conseguiram completar o seu processo de desenvolvimento embrionário, outros nem iniciaram. "Precisamos cuidar das praias de desovas para garantir que estes filhotes que nasceram aqui, possam retornar para continuar o seu ciclo de vida, se reproduzir", Werlanne Magalhães, coordenadora do Projeto Tartarugas do Delta.
O Projeto Tartarugas do Delta, do Instituto Tartarugas do Delta, em parceria com a Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, conta com o apoio do Sesc Piauí e da Eólica Pedra do Sal.
Para mais informações www.institutotartarugasdodelta.org.br
Fonte: Cmunicação TD