
A Defesa Civil realiza, nesta quarta-feira (6), uma capacitação online voltada para voluntários que desejam atuar junto às ações de prevenção e resposta nos municípios piauienses. O curso faz parte do Programa de Voluntariado e será dividido em duas etapas: uma teórica, de forma remota, e outra prática, com o Corpo de Bombeiros local de cada cidade.
Entre os palestrantes estão Alberto Júnior, agente estadual de proteção e defesa civil do Rio Grande do Norte; Elton Cesar Cunha, consultor, professor e palestrante com pós-graduação na área; e Michell Francisco, coordenador do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil do Piauí.
Defesa Civil
De acordo com Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, o foco é apoiar a atuação dos municípios. “O programa atende à necessidade das COMPDECs, que são as coordenadorias municipais de defesa civil. Ele não é um programa para voluntários da defesa civil estadual. O propósito dele é fortalecer as ações dos municípios”, afirmou.
Segundo ele, a capacitação também busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da colaboração em situações de risco. “Quando acontece um sinistro de maior gravidade, o envolvimento da comunidade faz a diferença. Às vezes você tem ali uma ausência de braços, você tem os agentes de defesa civil, depois chega o Corpo de Bombeiros. Então, quando você tem membros da sociedade participando, isso aumenta até a confiabilidade da política”, destacou Werton Costa.
A coordenadora do Programa de Voluntários da Defesa Civil, Mariana Medeiros, explica que o curso terá certificação e uma solenidade de encerramento.“Eles vão participar desse primeiro momento online, teórico, e ainda vão ter a parte prática com o Corpo de Bombeiros local do seu município, presencialmente. Ao final, eles vão receber um certificado e vai ter a formação dessa turma numa espécie de solenidade. Essas pessoas vão assinar o termo de compromisso e vão estar aptas e disponíveis para ajudar a Defesa Civil do seu município quando for necessário”, explicou.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas por meio de um formulário online. Após o cadastro, os participantes serão convocados conforme o cronograma de cidades contempladas nesta etapa.
(*) Lília Ferreira é estagiária sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles -DRT 0002326/PI