Como parte da programação de aniversário do Museu do Mar, acontece de 12 a 14 de julho, a terceira edição do São João do Porto. O evento celebra a cultura popular e busca dar destaque para os grupos que mantém diversas tradições na região do Delta do Parnaíba como a dança do côco, o bumba meu boi e o reisado. Toda programação é gratuita e pode ser acompanhada nas redes sociais do Museu.
“Estamos preparados para receber os turistas que tradicionalmente já têm o nosso litoral como destino durante as férias. Esperamos mais de 15 mil pessoas nos três dias de São João do Porto, mas reforçamos que ainda teremos uma vasta programação até o final de julho como parte do Festival Porto Vivo, com destaque para show da cantora Maria Gadu que acontece no dia 21”, declara Ryck Costa, diretor do Museu do Mar.
O Museu do Mar integra o complexo cultural do Porto das Barcas, localizado no centro histórico de Parnaíba. Durante todo o mês, além das exposições disponíveis no museu, os visitantes poderão conhecer um pouco da arte, moda, música, dança, artesanato e gastronomia do litoral piauiense. O São João do Porto, além do Festival Porto Vivo, são patrocinados pela Equatorial Piauí por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC).
Em 2021, o Governo do Estado do Piauí e a Secretaria de Estado da Cultura entregaram a reforma do Complexo Turístico e Cultural Porto das Barcas e inauguraram o Museu do Mar do Delta do Parnaíba. Desde sua inauguração, já passam mais de 250 mil pessoas pelo Museu do Mar. Confira a programação completa do São João do Porto.
12 a 14 de julho
Local: Galpão do Porto
Sempre a partir das 18 horas
Sexta-feira (12 de julho)- O que aconteceu na sexta
Dança do côco - Oficina Esperanza
Boi Brilho da Ilha
Quadrilha Mandacaru
Quadrilha Adulta Lumiar
Sábado (13 de julho)
Rezeiras - Turma de dança Museu do Mar e Mestre Agenor
Quadrilha Junina Igaraçu
Boi Novo Fazendinha
Domingo (14 de julho)
Banda Cartarse´s
Xaxado do Girassol
Boi Rei do Campo
Boi Brilho da Noite
Fonte: Ascom Equatorial