Fevereiro começou com altas temperaturas no Piauí. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), duas cidades piauienses ficaram no ranking das que registraram as maiores temperaturas do país. Piripiri, a 166 km de Teresina, ficou em quarto lugar no ranking nacional de altas temperaturas, nesta segunda-feira, 05, ao registrar 38.7 C°, seguido pela cidade de Castelo do Piauí, a 188 km da capital, com 38.5°C.
“Essas médias estão acima do histórico da climatologia e revelam refletem a influência do fenômeno El Niño e das mudanças climáticas na região”, destacou a Climatologista e Coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de eventos climáticos extremos, Sara Cardoso.
A climatologista também alertou sobre uma nota do Inmet que apontam para uma mudança climática significativa a partir do Carnaval.
“A partir do dia 8 de fevereiro, são esperadas chuvas em grande parte do território piauiense. Até lá, entre os dias 6 e 8, quinta-feira, prevê-se predominância de sol, com algumas chuvas isoladas, especialmente na divisa com o Maranhão, na porção mais sudoeste do estado.”
Uma mudança está prevista devido à formação de um sistema de baixa pressão no sudeste brasileiro, iniciando sexta-feira, 09, conforme indicado pelos modelos de previsão. Este sistema se posicionará em médios e altos níveis, possivelmente influenciando a zona de convergência intertropical a se deslocar mais ao sul. Essa configuração aumentará a possibilidade de chuvas intensas, com acumulados que podem chegar até 50 milímetros em algumas regiões do estado.
Os piauienses devem ficar atentos às atualizações meteorológicas e tomar as precauções necessárias diante das condições climáticas previstas para os próximos dias.
Fonte: Inmet / SEMARH-Pi