Municípios

Comunidades da zona rural são conscientizadas sobre combate a queimadas

Por essa razão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) está atuante e já realizou encontros sobre o tema

Redacão

Quinta - 05/09/2019 às 13:53



Foto: Ascom Sensibilização
Sensibilização

Nesses meses de B-R-O-Bró, período em que nossa região fica ainda mais seca e com escassez de chuvas e, com isso, o clima fica mais quente, o período também fica propício a queimadas, devido às altas temperaturas e sensação térmica de 40°. Com isso, a Prefeitura de Timon, preocupada com o meio ambiente, está realizando palestras de conscientização para os cuidados e prevenção contra queimadas, que algumas vezes são provocadas por descuidos e desinformação.

Por essa razão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) está atuante e já realizou encontros sobre o tema. No Povoado São Miguel e adjacências, participaram 200 alunos, pais, professores, líder comunitário. A atividade, que visa à conscientização, também foi realizada na EMEF Francisco Alves Cavalcante, na localidade do Pinto.

Todos os anos, nesse período, a SEMMA intensifica as ações de conscientização e combate a práticas ilegais de queimadas.  As ações contam com o suporte de outros órgãos municipais, como: Superintendência de Limpeza Urbana, Defesa Civil, secretarias municipais de Planejamento, Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Social, além do Corpo de Bombeiros.

O cronograma de atuação foi dividido em três eixos e os encontros continuarão acontecendo na zona rural. Outros povoados serão visitados pelas equipes dos órgãos públicos. O cronograma continua nos seguintes povoados: Piranhas, Pinto, Barra das Pombas, São Gonçalo e Carnaúba de Pedra. No eixo Oeste, são: Onça, Roncador, São José dos Perdidos, Ponte, Mucambo e Castelo. E, no eixo, Sul: Gameleira, São João dos Marrocos e Bom Jardim.

As atividades realizadas pelas as equipes da prefeitura são focadas na conscientização em evitar a queima de lixos e de áreas para desmatamento. As equipes orientam sobre como realizar queimadas em áreas de culturas de plantio. Os órgãos vão ensinar e orientar como fazer a queima controlada, informando horários próprios, demarcação de área e atitudes corretas como, por exemplo, ter reservatórios de água próximo.  As orientações serão repassadas às comunidades em espaços como nas escolas municipais dos povoados.  A Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza um contato direto com a população através do número 86 98839-6750.

Fonte: Ascom Timon

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: