Municípios

CALOR

Cidade do Piauí registra 39.3ºC em pleno mês de maio; foi a temperatura mais alta do país

O climatologista Werton Costa disse que essa temperatura está bem acima da média climatológica para este período

Alinny Maria

Quarta - 15/05/2024 às 14:11



Foto: Bradley Hook/Pexels Imagem ilustrativa/ Calor e tempo seco
Imagem ilustrativa/ Calor e tempo seco

O município de São João do Piauí, no Sul do Estado, registrou a maior temperatura do país nessa terça-feira (14), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros marcaram 39,3 ºC na cidade e a alta temperatura em pleno o mês de maio já preocupa os piauienses, pois ainda o B-R-O-Bró só inicia em setembro. 

O climatologista Werton Costa, que é diretor de Prevenção da Defesa Civil, explicou ao Piauíhoje.com que essa temperatura registrada em São João do Piauí é sintomática de um quadro de severidade, ou seja, temperaturas bem acima da média climatológica. 

"Geralmente para essa época do ano, mês de maio, as temperaturas podem atingir o pico de 35 graus, porém, os 39,3 graus registrados na Estação Automática de São João do INIMET, apontam temperaturas muito elevadas para o recorte temporal. Essa condição de temperaturas elevadas está bem de acordo com as condições atmosféricas presentes, de alta pressão, de avanço de uma mancha de calor, ou bolha de calor, que se espalha por quase todo o território nacional, criando um bloqueio atmosférico que impede a entrada de massas de ar com amenidades ou de condições ventosas", disse Werton Costa.

Werton Costa, diretor da Defesa Civil e climatologista / Foto: Instagram

O climatologista disse ainda que esse padrão deve ser bastante recorrente e rotineiro no decorrer dos próximos meses que fazem a transição para o período seco.

"A permanência de temperaturas elevadas acima dos 35 graus nos próximos três meses é representativo clássico de uma anomalia climática, ou seja, comprovando que as mudanças climáticas já se fazem presentes no território do Piauí e, neste caso, acende o alerta para os cuidados redobrados com a nossa saúde, principalmente no quesito hidratação e proteção da pele diante da radiação ultravioleta de sol", concluiu.

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh), a segunda cidade mais quente do Piauí na terça-feira foi Paulistana, que registrou 36,6ºC.


 Já a umidade relativa do ar mais baixa também foi registrada em São João do Piauí, com 26%.  Em seguida também aparece Paulistana, com 28%. A Organização Mundial de Saúde (OMS), considera que a umidade ideal para o corpo humano fica entre 40% e 70%, mas abaixo de 60% a situação já começa a merecer atenção. 

 A umidade baixa aumenta a chance de incêndios e provoca incômodos respiratórios, oculares e dermatológicos nas pessoas. A recomendação é que a população mantenha boa hidratação, ingerido bastante água e evite exercícios físicos ao ar livre, especialmente das 11h às 17h.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: