
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Santiago, capital do Chile, na noite desse domingo (4), para uma visita oficial de dois dias ao país vizinho. A principal atividade da visita será uma reunião privada com o presidente chileno Gabriel Boric, agendada para esta segunda-feira (5), no Palácio de La Moneda.
Um dos principais tópicos na pauta do encontro será a recente eleição na Venezuela, cujo resultado, que deu vitória ao presidente Nicolás Maduro, tem sido amplamente contestado por líderes internacionais. Boric não reconheceu a vitória de Maduro e, como resposta, o presidente venezuelano expulsou o embaixador chileno de Caracas. Lula, por sua vez, tem adotado uma postura de cautela, não endossando oficialmente nenhuma das partes envolvidas e exigindo a apresentação das atas eleitorais para melhor compreensão da situação.
Além de discutir a crise venezuelana, Lula e Boric irão abordar questões relacionadas à parceria econômico-comercial entre Brasil e Chile. O Itamaraty informou que o encontro também incluirá a ampliação da cooperação bilateral em áreas como transição energética, ciência e tecnologia, saúde, cultura, educação, turismo e desenvolvimento social.
Atualmente, o Brasil é o maior investidor latino-americano no Chile e o principal destino dos investimentos chilenos fora do país. Durante a visita, é esperado que os dois presidentes assinem 17 acordos e memorandos de entendimento, abrangendo setores como turismo, comércio, saúde, direitos humanos, ciência e tecnologia.
Agenda de Lula no Chile
09h40: Oferenda floral no monumento do libertador general Bernardo O’Higgins
10h00: Cerimônia de chegada ao Palácio de La Moneda
10h20: Reunião privada com o Presidente do Chile, Gabriel Boric
10h45: Fotografia oficial
11h00: Reunião ampliada com o Presidente do Chile, Gabriel Boric
12h00: Cerimônia de Assinatura de Atos
12h15: Cerimônia de troca de condecorações
12h30: Declaração à imprensa
13h00: Almoço oficial oferecido pelo Presidente do Chile, Gabriel Boric
14h35: Visita protocolar ao Presidente da Corte Suprema, Ministro Ricardo Blanco Herrera
15h00: Visita protocolar ao Presidente do Senado, Senador José García Ruminot
15h20: Visita protocolar à Presidente da Câmara de Deputados, Deputada Karol Cariola Oliva
17h15: Encontro com o Secretário Executivo da CEPAL, José Manuel Salazar-Xirinachs
18h00: Reunião com o CEO da LATAM, Roberto Alvo
18h30: Encerramento do Foro Empresarial Chile-Brasil
Fonte: Revista Forum