O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, chegou ao Cairo, no Egito, nesta quarta-feira (20/12) para discutir um cessar-fogo na Faixa de Gaza com o chefe da inteligência egípcia, Abbas Kamel.
O presidente israelense, Isaac Herzog, disse nessa terça-feira (19/12) que “Israel está pronto para uma nova trégua e preparado para fornecer mais ajuda humanitária, o que permitirá a libertação dos reféns”.
O primeiro cessar-fogo, ocorrido entre 24 de novembro e 1º de dezembro, levou à libertação de 105 reféns em Gaza, em troca de 240 palestinos detidos em prisões israelenses.
As negociações desta quarta devem abranger o fim dos combates, da guerra e “um acordo para a libertação de prisioneiros palestinos, além do fim do cerco imposto à Faixa de Gaza”, disse uma fonte do Hamas.
Em uma reunião com as famílias dos reféns, nesta terça-feira, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que enviou duas vezes o chefe do Mossad, o serviço de inteligência de Israel, à Europa, na tentativa de obter um “processo” para a libertação dos reféns.
Fonte: RFI/METRÓPOLES/A POSTAREM