Nesta quinta-feira (12), o corpo da jornalista Nathalia Urban, correspondente do Brasil 247 na Escócia, será cremado em uma cerimônia íntima, com a presença de familiares e amigos próximos. Após a cremação, suas cinzas serão enviadas para São Paulo, onde está prevista uma nova cerimônia de homenagem em 2025.
Nathalia faleceu no dia 27 de setembro de 2024, aos 36 anos. Durante sua carreira, destacou-se pela coragem e pelo comprometimento com questões sensíveis da política internacional e pelas lutas do Sul Global. Sua morte comoveu tanto amigos e colegas quanto autoridades, incluindo o presidente Lula e a primeira-dama Janja, que expressaram suas condolências pela perda de uma jornalista dedicada, defensora do antiimperialismo e das causas de países marginalizados pela ordem internacional.
Conhecida pela precisão em suas análises e pelo carisma, Nathalia inspirou muitos com a coragem com que abordava temas como os direitos dos imigrantes, políticas anti-imperialistas e a defesa das profissionais do sexo. Seu trabalho tornou-se referência para o jornalismo comprometido com a verdade e a justiça.
A jornalista de apenas 36 anos caiu de uma ponte em setembro, em Edimburgo, na Escócia, chegou a ser socorrida, mas faleceu.
Fonte: Brasil247