
O governador Wellington Dias (PT-PI) pode publicar um novo decreto que determina medidas restritivas mais duras para conter o avanço da Covid-19 no Estado. Isso porque com a alta de casos de Covid-19, os integrantes do COE (Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19) solicitaram ao governador que suspenda a realização de eventos até o Carnaval.
O Comitê é formado por cientistas, infectologistas e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que temem colapso no sistema de saúde devido ao aumento de infecções pelo coronavírus. Wellington Dias recebeu as indicações e está avaliando a possibilidade de publicar novo decreto com medidas restritivas.
A reunião do COE ocorreu na tarde de ontem (31). Na reunião foi informado que o Piauí está com elevada taxa de transmissão da Covid e a ocupação de leitos de UTI já ultrapassa os 80%. Além disso, há uma escassez de testes de Covid.
Diante da evolução dos casos, o COE emitiu parecer solicitando que o governador adote medidas mais duras para evitar atividades que promovam aglomerações em todo estado.
Wellington Dias analisa as recomendações do COE e pode anunciar as novas medidas a qualquer momento.