Geral

Uveíte: doença grave que pode ser confundida com conjuntivite

De acordo com a oftalmologista, Thais Pereira, a inflamação comum nos olhos, se não tratada adequadamente, pode causar cegueira

Redação

Quinta - 23/01/2020 às 18:40



Foto: Ascom Thais Pereira
Thais Pereira

Quando os olhos ficam vermelhos, a suspeita logo é de conjuntivite, mas a causa pode ser outra, a uveíte. O problema afeta uma das estruturas da região ocular conhecida como úvea, que é formada por íris, corpo ciliar e coroide.  Os sintomas dessa doença são muito parecidos com os da conjuntivite, porém com intensidade maior. Apenas a avaliação pelo especialista pode diferenciá-las.

De acordo com a oftalmologista, Thais Pereira, a inflamação comum nos olhos, se não tratada adequadamente, pode causar cegueira. "Os sintomas podem incluir dor ocular, sensibilidade à luz, olho vermelho, piora da visão ou uma combinação desses fatores", pontua a médica.

O tratamento geralmente inclui corticosteroides em geral sob a forma de colírio, injetados ao redor do olho ou por via oral, bem como são usados medicamentos para dilatar as pupilas. O restante do tratamento depende da causa, se for infecção, antibióticos podem ser administrados, já as cirurgias, laser ou imunossupressores podem ser necessários ocasionalmente.

A especialista ainda ressalta que é importante não se automedicar e, sim, procurar um especialista para o diagnóstico diferencial inicial, pois o diagnóstico precoce é importante para o tratamento.

Fonte: Leal Comunicação & Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: