Geral

EDUCAÇÃO

UFPI abre três novos cursos e oferece 2.318 vagas no SISU do 2º semestre

Os candidatos têm até sexta-feira, 1° de julho, para se inscreverem no site do SISU

Da Redação

Quarta - 29/06/2022 às 13:27



Foto: Reprodução/UFPI Universidade Federal do Piauí (UFPI
Universidade Federal do Piauí (UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), divulgou o edital Nº 14/2022, de seleção para ingresso nos cursos de graduação da Instituição por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2º semestre. No total, a UFPI oferece  2.318 vagas em 53 cursos dos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. 

O destaque é oferta de três novos cursos: Tecnologia em Agroecologia (20 vagas), modalidade presencial, no Colégio Técnico de Teresina (CTT); e as graduações Tecnologia em Energias Renováveis (75 vagas) e Tecnologia em Gestão de Dados (75 vagas), ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD).

Os candidatos têm até  sexta-feira, 1° de julho, para se inscreverem no site do SISU ou no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, ambos mantidos pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado da Chamada Regular será anunciado dia 6 de julho no Portal Acesso Único.

Do total de vagas oferecidas, 50% (cinquenta por cento) do total de vagas serão destinadas para ampla concorrência; e 50% (cinquenta por cento) do total de vagas para as políticas de ações afirmativas (cotas).

Entrega da documentação para validade de cotas - Para estudantes selecionados para vagas do sistema de cotas (Ações Afirmativas - AA, exceto AA3), é necessária a comprovação de situação socioeconômica e/ou comprovação de deficiência por meio da submissão on-line de documentos conforme os prazos e procedimentos que serão divulgados por meio de edital específico até 7 de julho de 2022. O candidato que pretende preencher vaga facultada à pessoa com deficiência, conforme a Lei n°13.409/2016, deverá passar por avaliações para comprovar a deficiência e/ou transtorno.

Os candidatos pretos, pardos ou indígenas passarão também por uma etapa de heteroidentificação que consiste em uma análise a ser realizada pela Comissão de Validação de Autodeclaração étnico-racial para comprovação da condição exigida pela cota. O edital esclarece todos os requisitos necessários para que o procedimento de heteroidentificação ocorra de forma adequada.

Entrega da documentação básica da matrícula institucional - Após cumprir a etapa das cotas, vem a etapa de submissão da documentação básica para a matrícula institucional que deve ser feita por candidatos cotistas que tiverem a documentação aprovada, candidatos cotistas sem necessidade de comprovar renda (AA3) e por candidatos de ampla concorrência. Para efetuar a sua matrícula institucional, o candidato classificado deverá acessar o site www.ufpi.br/matriculagraduacao e submeter documentação correspondente ao tipo de vaga que concorreu.

Confira o edital Nº 14/2022 do SISU 2022.2.

Lista de Espera - Vagas não ocupadas na Chamada Regular serão preenchidas com as convocações da Lista de Espera. Os procedimentos para a chamada da lista de espera serão divulgados por meio de Edital na página eletrônica da UFPI (www.ufpi.br/sisu-cspe), no primeiro dia útil após o encerramento do prazo de manifestação de interesse para constar na lista de espera do SiSU. A UFPI costuma divulgar três chamamentos da Lista de Espera.

Fonte: UFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: