Enquanto muita gente espera o ano inteiro para curtir a folia de carnaval, outros só querem descansar em algum lugar tranquilo neste período. No Piauí, há opções de destinos tranquilos para quem busca sossego, com roteiros que incluem praias, cachoeiras, gastronomia, história, cultura e muito mais.
Para quem gosta de colocar o pé na areia e tomar aquela água de coco na beira do mar, o litoral do estado é uma ótima escolha. Os quatro municípios que compõem a região: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, abrigam belíssimas praias, como a da Pedra do Sal, Atalaia, Coqueiro, Maramar, Macapá, Arrombado, Peito de Moça e a famosa praia de Barra Grande.
Ainda na região, é possível se refrescar na Lagoa do Portinho e se aventurar pelos Lençóis Piauienses e ainda conhecer o exuberante Delta do Parnaíba, considerado o maior das Américas. A rica e deliciosa gastronomia local também é destaque, apresentando pratos à base de frutos do mar e peixes.
Quando o assunto é ecoturismo, com destaque para as cachoeiras, o Piauí não está para brincadeira. São mais de 20 opções distribuídas por todo o estado para aproveitar bastante. Entre elas estão as cachoeiras da Campeira, Formosa, Tingidor, Santo Antônio, Furnas, Tombador, Urubu e Urubu-Rei, sendo a última perene, com água o ano inteiro.
Os parques nacionais, como o de Sete Cidades, Serra da Capivara e Serra das Confusões, também são ótimos atrativos turísticos para conhecer durante o feriadão. Esses espaços abrigam formações rochosas espetaculares e sítios arqueológicos repletos de simbolismo e história.
Já os cânions do Poti e do Viana são opções de lazer para aqueles que querem vivenciar experiências únicas. Esses atrativos são verdadeiros cenários de filme com paisagens surreais e de tirar o fôlego.
Cultura, história e fé
Para os turistas que preferem destinos com vertente cultural e histórica, a dica é a cidade de Amarante, que respira música e poesia, e possui museus, escadaria e mirante com belíssima vista panorâmica. Ademais, é possível conhecer o Quilombo do Mimbó, na zona rural do município, que conserva anos de muita tradição e resistência.
Outra dica da Setur é Oeiras, a primeira capital do estado, que se destaca por sua charmosa e histórica arquitetura, que expressa fé e devoção. Não é à toa que é reconhecida como a Capital da Fé.
Na cidade, turistas têm acesso a um roteiro religioso que inclui o Museu de Arte Sacra (MAS), o Mirante do Morro do Leme e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, considerada a mais antiga do Piauí.
Fonte: Com informações da Setur