
A Justiça Eleitoral do Piauí inaugura, nesta quinta-feira (18), um novo posto de atendimento no Teresina Shopping, ampliando as opções para eleitoras e eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico. A inauguração foi conduzida pela juíza da 1ª Zona Eleitoral de Teresina e juíza auxiliar da Presidência do TRE-PI, Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho.
O ponto provisório funcionará até 28 de novembro, próximo à entrada do estacionamento G3, em frente ao posto de vacinação do shopping (Av. Raul Lopes, nº 1000, bairro Noivos). O horário de atendimento será de 8h30 às 19h30, todos os dias.
O serviço é voltado principalmente às pessoas que emitiram o título de eleitor pela internet durante a pandemia, mas que não conseguiram registrar dados biométricos (foto, digitais e assinatura).
Quem pode ser atendido
O atendimento é aberto a eleitoras e eleitores de qualquer município do Piauí, independentemente da zona eleitoral onde votam. Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. O serviço é gratuito e rápido.
Outros locais de atendimento em Teresina
Além do novo posto, continuam funcionando normalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h:
- Central de Atendimento ao Eleitor – Fórum Eleitoral de Teresina (Av. Marechal Castelo Branco, 1150, bairro Ilhotas);
- Espaço Cidadão – Teresina Shopping;
- Show Auto Mall – Av. João XXIII, nº 5325, Planalto Uruguai (com senhas limitadas).
- No interior do Estado, o atendimento segue nos 69 cartórios eleitorais.
Biometria
A coleta biométrica garante mais segurança ao cadastro eleitoral, aumenta a confiabilidade do processo de votação e evita falhas na identificação de eleitoras e eleitores.
Além disso, o cadastro biométrico possibilita o acesso ao Grau Ouro na plataforma Gov.br, ampliando o uso de serviços digitais oferecidos pelo governo federal.
Projeto Biometria no Piauí
As ações fazem parte do Projeto Biometria, desenvolvido pelo TRE-PI, que tem como meta alcançar 100% do eleitorado com dados biométricos coletados. A iniciativa envolve todos os 74 cartórios eleitorais do Estado, cobrindo os 224 municípios piauienses.
Fonte: TRE-PI