Teresina (PI) - A Prefeitura de Teresina ainda não definiu se quantos ônibus vão circular na cidade durante o Carnaval. Também não definiu os horários em que a frota dos coletivos devem circular. Em muitas cidades são colocados à disposição da população linhas e itinerários especiais para os foliões
Sammuel Santos, coordenador da Auditoria do Transporte de Teresina, destaca a importância de um planejamento que garanta o acesso digno da população aos eventos.
"Que tipo de planejamento está sendo implementado para garantir o acesso ao lazer e à cultura? Quem consegue chegar aos blocos utilizando transporte coletivo?", questionou.
A falta de divulgação das linhas e itinerários para as festividades e a ausência de um projeto de gratuidade para o transporte público durante o carnaval levantam questões sobre o direito ao lazer aos cidadãos.
"O acesso ao lazer e à cultura é uma parte fundamental do direito dos cidadãos e o transporte público desempenha um papel central nesse processo", disse Samuel.
A Auditoria do Transporte de Teresina surgiu há cinco anos para discutir a precarização do transporte na capital do Piauí. Trata-se de um coletivo técnico e popular que luta pelo direito dos cidadãos ao transporte público de qualidade. A atuação desse coletivo envolve fiscalização das linhas, dos itinerários, dos horários e as condições dos ônibus.