
O Instituto Tartarugas do Delta (ITD), informou que transferiu uma tartaruga marinha que foi resgatada no Delta de Parnaíba, no litoral do Piauí, para ser tratada no município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), fêmea e adulta foi resgatada no dia 13 de janeiro deste ano e apresentava quadro de pneumonia e fissura em crânio, segundo o veterinário Igor Carvalho.
A tartaruga tem 68 cm de comprimento de carapaça e pesa 32 kg. Após avaliação, a tartaruga foi submetida ao tratamento com antibioticoterapia, fluidoterapia e aplicações de corticoide e anti-inflamatório.
"O animal apresentou melhora clinica durante o tratamento, porém após 12 dias sendo monitorado nas instalações da unidade de reabilitação de animais marinhos do ITD, observou-se que o animal não apresentou comportamento de mergulho e natação satisfatório, para que o mesmo fosse devolvido para natureza. Essa situação sugere uma necessidade de acompanhamento clinico veterinário mais extenso", disse o Instituto de Tartarugas do Delta.
O Instituto informou ainda que o animal teve de ser transferido para outro centro de reabilitação por falta de recursos financeiros para ser tratado no Piauí. Com apoio logístico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), a tartaruga foi encaminhada para o centro de reabilitação localizado no município de Areia Branca (RN), uma instituição vinculada ao Projeto Cetáceos da Costa Branca PCCB-UERN, que aceitou receber o animal e continuar o tratamento.
A transferência foi realizada na manhã do dia 25 de janeiro, mas só foi divulgada nessa segunda-feira (31). A tartaruga foi batizada como “Caju” e até o momento ainda encontra-se em observação.