Geral

NOVA FRASE

SoberanIA avança e vai quintuplicar quantidade de dados para entender realidade do Piauí

Até dezembro, o conjunto de dados usado para treinar o modelo será ampliado, passando de 130 bilhões para mais de 500 bilhões de tokens

Sábado - 01/11/2025 às 15:19



Foto: André Macedo, gestor da Secretaria de Inteligência Artificial
André Macedo, gestor da Secretaria de Inteligência Artificial

O projeto de inteligência artificial do Piauí, o SoberanIA, está entrando em uma nova fase de expansão. Até dezembro, o conjunto de dados usado para treinar o modelo será ampliado, passando de 130 bilhões para mais de 500 bilhões de tokens,-que são como pedacinhos de palavras e textos que a IA usa para aprender e compreender a língua portuguesa e o contexto local. Esta etapa também integrará informações de diversas secretarias, processos administrativos, e das áreas de educação e meio ambiente. 

"Estamos firmando acordos para identificar, organizar e tratar dados estratégicos, garantindo que o modelo compreenda a realidade do Piauí e ofereça respostas precisas”, detalha Fabbio Borges, diretor de Desenvolvimento de IA da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA).

Ele explica que, na terceira fase, prevista para depois de dezembro, o SoberanIA será consolidado com dados exclusivos do Piauí e de outros países de língua portuguesa, e seu uso será ampliado em mais serviços públicos, especialmente no atendimento ao cidadão. Desenvolvido para assegurar autonomia tecnológica ao Estado, o modelo mantém os dados sob guarda pública, reduzindo a dependência de plataformas externas. Por ser treinado em português brasileiro e compreender expressões regionais e o contexto local, o SoberanIA oferece respostas mais seguras e contextualizadas para a população. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado da SIA, com execução do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), contando ainda com parceria do MCTI e outras instituições nacionais de inovação.

O SoberanIA é o primeiro modelo de inteligência artificial do Brasil desenvolvido com base em dados públicos em português e já está em operação no Estado. Atualmente, ele funciona em serviços essenciais como o Piauí Oportunidades, que conecta jovens e empresas a qualificações, e o B.O Fácil, que permite o registro de boletins de ocorrência via WhatsApp. Outras ferramentas em implantação são o chatbot do portal Gov.pi Cidadão e um assistente para a Secretaria da Educação, que ajudará na criação de questões e materiais.

A primeira etapa do programa foi dedicada à construção de um amplo conjunto de dados em português e ao treinamento do modelo base. Borges explica que o SoberanIA transforma informações brutas em conhecimento útil, tornando-se visível para o usuário apenas quando se transforma em um serviço prático e seguro.

Para o secretário de Inteligência Artificial do Estado, André Macedo, o Piauí  entrou na vanguarda tecnológica do país. “Já temos supercomputadores rodando o modelo dentro do nosso próprio data center. A população pode esperar um serviço público mais ágil, com atendimento via um único canal de comunicação, consolidando o que chamamos de governo conversacional”, destacou.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: