Geral

Sobe para sete o número de áreas do Delta do Parnaíba afetadas por manchas de óleo

Na noite de ontem (17), a Marinha comunicou que o óleo chegou a Tutóia, município maranhense que faz parte da rota do Delta do Parnaíba

Alinny Maria

Segunda - 18/11/2019 às 08:29



Foto: Divulgação Oleo chega ao Delta do Parnaíba, santuário ecológico
Oleo chega ao Delta do Parnaíba, santuário ecológico

Já são sete o número de áreas do Delta do Parnaíba que foram afetadas pelo petróleo cru. As novas porções de óleo foram encontradas na divisa do Piauí e Maranhão e nesse domingo (17), a Marinha do Brasil enviou um navio para auxiliar as equipes na busca e no recolhimento dos resíduos. Nas praias do Delta, a Marinha localizou vestígios de óleos nas localidades das Ilhas das Canárias, Poldros, do Caju, nas praias do Pontal, de Caiçaras e Barra das Melancieiras. Já na noite de ontem, a Marinha confirmou que o óleo chegou à Tutóia, município que faz parte da rota do Delta do Parnaíba e dos Lençóis Maranhenses.

O aparecimento de petróleo cru no Delta do Parnaíba foi comunicado no sábado (17). O local integra um emaranhado de dunas, ilhas, mangues e igarapés. As autoridades tiveram que recomendar aos banhistas que evitem o contato com a água. De acordo com o comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Márcio Dutra, as primeiras denúncias sobre as manchas de óleo no Delta ocorreram no dia 18 de setembro , na Ilha dos Poldros, no Maranhão. As manchas eram pequenas, mas ressurgiram novamente em grande extensão nas areias das praias.

PRAIAS- O Piauí tem três praias que estão impróprias para o banho devido as manchas de óleo. Em Luís Correia, são as praias Atalaia e Peito de Moça;  já em Parnaíba é a Praia Pedra do Sal. As três praias não fazem parte do Delta do Parnaíba e até o momento foram retiradas 3,4 toneladas do óleo nas sete praias do litoral piauiense.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estima que o vazamento já tenha afetado 10 estados, 115 municípios e 625 localidades. As manchas de óleo são observadas em 19 pontos do país. Os vestígios, quando o nível de contaminação é de até 10%, já totalizam 354 ocorrências.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: