Geral

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Secretarias das Mulheres e do Esporte discutem políticas para o fim da violência doméstica

Esporte e conscientização se unem em projetos para combater o feminicídio e promover igualdade

Da Redação

Sexta - 25/04/2025 às 08:27



Foto: CCOM-PI As secretárias de Estado das Mulheres e dos Esportes, Zenaide Lustosa e Josiene Campelo
As secretárias de Estado das Mulheres e dos Esportes, Zenaide Lustosa e Josiene Campelo

As secretárias das Mulheres e dos Esportes do Piauí, Zenaide Lustosa e Josiene Campelo, estiveram reunidas, nessa quinta-feira (24), para tratar a respeito de projetos que trabalham o enfrentamento à violência doméstica.

Ao longo da reunião, as gestoras pontuaram sobre como o esporte é uma importante ferramenta no combate ao feminicídio e como ações e projetos em parceria com as duas pastas podem contribuir com a vida das piauienses.

Na oportunidade, também foi discutida a 4ª edição da Corrida contra o Feminicídio, evento promovido pela Sempi, que visa não apenas promover a prática do esporte, mas também promover a conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e campanha Feminicídio Zero nos estádios.

A secretária Zenaide Lustosa destacou a campanha Feminicído Zero, uma mobilização nacional pelo fim da violência contra as mulheres e que costuma atuar em campos e em estádios de futebol, visando conscientizar o maior público presente nas torcidas, os homens.

“Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que em dias de jogos de futebol, os registros de ameaças às mulheres aumentam em 23,7% e os casos de lesão corporal crescem em torno de 20,8%”, revelou. Ela ainda ressaltou que é necessário avançar nas políticas de cuidado e enfrentamento à violência.

“Precisamos avançar não só no esporte, mas nos vários espaços, nessa diversidade que é a sociedade, das mulheres diversas. E a gente tem que fortalecer cada vez mais as políticas para que as mulheres continuem vivas e alcancemos o feminicídio zero”, disse a gestora das mulheres.

Já a gestora dos Esportes pontuou sobre como a parceria entre as secretarias contribui com o avanço das políticas para as mulheres. “Somos parceiras aqui no esporte, desenvolvendo ações importantes em vários projetos, sejam ações diretamente com o esporte tanto o Amador, o Sub-20, como também os esportes profissionais, dentre outras ações que desenvolvemos, fortalecendo as políticas públicas desenvolvidas em parceria com as secretarias”, disse Josiene Campelo.

Fonte: CCOM-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<