
Duas araras-vermelhas (Ara chloropterus) foram resgatadas após serem encontradas abandonadas em um terreno no município de Barras, no interior do Piauí. As aves estavam à deriva quando foram avistadas por um morador da região, que agiu de forma voluntária e acionou a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) para o manejo adequado.
A ação de resgate foi realizada pela Gerência de Fauna e equipe do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), ligadas à Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Semarh. As aves foram encaminhadas para Teresina, onde estão passando por avaliações clínicas e comportamentais, dando início ao processo de reabilitação para possível reintegração à natureza.
A gerente de Fauna da Semarh, Danielle Melo, destacou a importância da colaboração da sociedade na preservação da fauna silvestre. “Atitudes como a do senhor que noticiou o recolhimento à Semarh demonstram que a consciência ambiental está crescendo. Quando a sociedade compreende que esses animais pertencem à natureza e não ao cativeiro, efetivamos um passo importante na conservação das espécies”, afirmou.
As araras-vermelhas são aves nativas das florestas brasileiras e fazem parte da família dos psitacídeos. Apesar de estarem classificadas como “Pouco Preocupante” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie enfrenta ameaças em várias regiões do país, principalmente devido ao desmatamento e ao tráfico ilegal de animais silvestres.
A Semarh reforça que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental, e destaca que ações como a do morador de Barras ajudam a interromper o ciclo de exploração da fauna.
“Quando cidadãos reconhecem que esses animais não devem ser domesticados, mas sim protegidos, ajudamos a romper o ciclo do tráfico e fortalecer a convivência harmônica com a fauna”, concluiu Danielle.
Fonte: CCOM-PI