
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina recebeu nesta segunda-feira (10) novos equipamentos para as ambulâncias. Os equipamentos auxiliarão no tratamento dos pacientes durante o trajeto até as unidades de saúde.
Ao todo, o Samu recebeu nove ventiladores de transporte e 18 de desfibriladores que serão usados no suporte de oxigênio e recuperação na frequência cardíaca dos pacientes atendidos pelas ambulâncias de suporte avançado.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ítalo Costa. aparelhos são usados para suporte de oxigênio e recuperação da frequência cardíaca dos pacientes atendidos pelas ambulâncias de suporte avançado.
Estamos entregando 18 desfribiladores e 9 ventiladores mecânicos, renovando o pacto tecnológico do samu e fazendo com que a instituição se fortaleça para assistir os pacientes", disse Ítalo Costa.
No ano passado, o serviço recebeu quatro ambulâncias e quatro motolâncias para recompor a frota de veículos do serviço de socorro à população. Ao todo o Samu possui 8 ambulâncias de atendimento básico, três de suporte avançado e quatro motolâncias, com mais sete veículos de reserva.
SAMU
O SAMU funciona 24 horas por dia e deve ser solicitado pelo fone 192 para atendimento de urgência/emergência clínicas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel.
Ao ligar 192 os técnicos do atendimento telefônico coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.
Confira anúncio do presidente da FMS