
Por Luiz Brandão
O superintendente de Representação do Governo do Piauí em Brasília, Roberto John, apresentou aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos pelo PT no Piauí em 2016 as formas como os municipais podem acessar os recursos federais, podendo duplicar seus orçamentos anuais, a partir do acesso a programas, projetos e ações dos 21 Ministérios. Foi nesta quinta-feira (08) durante o Encontro do Diretoria Estadual do Partido dos Trabalhadores.
O encontro foi no Hotel Cabanas, na zona Sul de Teresina. John informou aos novos gestores como eles podem solicitar recursos para além das transferências obrigatórias (constitucionais) tais como FPM, recursos do SUS, SUAS e da Educação.
De acordo com Roberto John, com relação às Transferências Voluntárias os prefeitos têm a possibilidade de conseguir aprovar projetos e ações em todos os Ministérios, podendo duplicar ou até multiplicar o orçamento dos seus municípios. Para isso precisa que o gestor tenha uma boa equipe de planejamento.
Ele acrescentou que na SURPI existe um grupo de assessores responsáveis pelo monitoramento dos programas e ações dos Ministérios. “Essa equipe está pronta para informar e indicar os caminhos para se aprovar projetos importantes em todas as áreas”, diz Roberto.
Ele disse também aos gestores que na SURPI existe uma infraestrutura de apoio com internet, computadores, telefones e técnicos de apoio. Ele mostrou várias programas que ainda vão continuar, apesar da crise econômica que se agrava no Governo Temer.
O superintendente informou que sua equipe deverá ir aos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí para realizar seminários para os representantes municipais se capacitarem para acessarem os recursos, para além de recursos constitucionais . Na ocasião serão dadas informações mais detalhadas de como os municípios possam aumentar os recursos para seus munícipes.
Fonte: Roberto John