Geral

Resultados dos testes para Covid-19 serão divulgados em até 48h no Piauí

LaCen aumentou capacidade para realizar exames e apresentar os resultados em menor tempo, segundo o secretário Florentino Neto

Valciãn Calixto

Quarta - 08/04/2020 às 20:39



Foto: Piauihoje.com Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde
Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde

Em vídeo divulgado em suas redes sociais nesta quarta-feira (08), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou o aumento da capacidade de o Laboratório Central do Piauí (LACEN) realizar mais exames e apresentar o resultado dos testes para Coronavírus em menor tempo no Estado. 

Isso porque o Lacen passou a funcionar 24h por dia desde ontem. Antes os resultados levavam de  cinco a sete dias para serem concluídos. A informação foi repassada para toda rede hospitalar do Piauí, incluindo hospitais particulares e universitários.

"Acabamos de expedir ofício aos diretores dos hospitais estaduais, municipais, das Unidades Básicas de Saúde, das UPAs, dos hospitais particulares, da rede de filantrópicos e para o Hospital Universitário, a nossa informação para eles é que aumentamos a capacidade de realização de exames pelo Lacen, que passou a funcionar 24h por dia e nós queremos com essa iniciativa não passar mais de 48h para darmos a resposta", informou.

O secretário também informou que o Laboratório Central receberá amostras vindas dos hospitais do interior e da capital entre 7h e 00h.

Florentino acrescentou que o Piauí possui atualmente 847 leitos em hospitais públicos e privados do Estado. "Hoje estamos com 847 leitos nos hospitais públicos e privados disponíveis para tratamento da Covid 19 e 156 leitos clínicos estão ocupados neste momento. Leitos de UTI são 148 com 26 ocupados. 26 salas de estabilização, nenhuma delas ocupadas", informou.

Matéria relacionada

Governo confirma sete novos casos e mais uma morte por Coronavírus no Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: