Blog do Brandão

Blog do Brandão

Regina acusa governo Bolsonaro de se omitir sobre óleo no Delta e nas praias do Piauí

Manchas de óleo chegaram ao Delta do Parnaíba e nas praias do Piauí na quinta-feira (14)

Luiz Brandão

Domingo - 17/11/2019 às 00:11



Foto: CCOM A governadora em exercício do Piauí, Regina Sousa
A governadora em exercício do Piauí, Regina Sousa

A governadora em exercício Regina Sousa lamenta que as praias do Piauí e o Delta do Parnaíba estejam sofrendo com o óleo derramado no mar por irresponsabilidade da indústria do petrolífera. Para ela, o grave desastre ambiental se torna pior pela falta de ações efetivas e recursos federais para pelo menos amenizar a situação. "Lástima, e o governo federal finge que não é com ele", diz a vice-governadora.

Regina Sousa assumiu o comando do Estado, mais uma vez, neste sábado (16) por conta de nova viagem do governador Wellington Dias ao exterior. Ela deve viajar para o litoral nesta semana para  acompanhar de perto o trabalho de limpeza das prais.

De quinta-feira (14) até este sábado (16) muitas porções de óleo vindas do mar chegaram na entrada do Delta do Parnaíba e atingiram pelo menos cinco praias do Piauí, uma em Parnaíba - Pedra do Sal - e quatro em Luís Correia - Atalaia, Coqueiro, Peito de Moça e Arrombado.

Uma Força Tarefa (FT) envolvendo vários órgãos federais, estaduais e municipais foi criada para monitorar a situação e iniciar a limpeza das praia atingidas. A FT é coordenada pela Marinha e conta com policiais militares, Corpo de Bombeiros e servidores do Estado, do Ibama, ICM-Bio e das prefeituras de Parnaíba e Luis Correia.

Moradores, donos de restaurantes, bares e pescadores se juntaram aos homens da Força Tarefa e iniciaram a limpeza das praia atingidas. Só da praia de Atalaia foi retirada mais de meia tonelada de óleo. A praia está interditada desde o final da tarde de quinta-feira (14).

Dunas, mar e lagoas no Delta do Parnaíba encantam turistas

MAR DE ÓLEO NO PIAUÍ - O litoral do Piauí é o menor do Nordeste. Tem apenas 66 quilômetros de extensão. Pescadores que foram ao mar na sexta-feira (15) informaram que há uma grande quantidades de manchas de óleo chegando nas proximidades de praias de Luis Correia e Parnaíba.

As praias mais movimentadas já foram atingidas pelo óleo. Ainda não há Informaçãoes sobre as manchas de óleo nas praias de Carnaubinha, Maramar, Macapá e Barra Grande. Elas estão liberadas para banho.

Na praia de Pedra do Sal, em Parnaíba, as marcas do óleo estão na pedras que redebe ventos fortes ondas gigantescas.

Donos de bares, restaurantes, barracas, pousadas e hotéis amargam prejuízo enormes, porque gastaram muito se prepararam para receber centenas de turistas no "Feriadão da República."

Na sexta-feira (15), o comandante da Capitania dos Portos no Piauí, capitão de fragata Dante Duarte, confirmou que novas manchas apareceram no Delta do Parnaíba, tanto no lado do Piauí quanto na área pertencente ao Maranhão, na Ilha dos Poldros.

Segundo o capitão, no Delta do Parnaíba será feito uma limpeza pela Capitania do Maranhão e Exército Brasileiro. Já nas praias piauienses, uma força tarefa foi montada para limpar os locais atingidos.

A limpeza das prais e do Delta do Parnaíba no lado do Piauí será feira com ajuda do Ibama, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Defesa Civil.

O Delta do Parnaíba é um dos lugares mais belos do mundo

O DELTA - O Delta do Parnaíba e um dos lugares mais belos do planeta. É também o maior do mundo em mar aberto. O Delta do Parnaíba fica localizado entre os estados do Maranhão e Piauí tendo em Parnaíba sua porta de entrada.

A formação de Delta é um raro fenômeno da natureza. Ela ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico.

O Delta do Parnaíba faz parte de um roteiro integrado chamado Rota das Emoções, roteiro turístico composto de três destinos: Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jeriquaquara.

Mapa mostra a formação do Delta

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: