PANDEMIA

"Piauí tem 15 subnotificações a cada caso positivo de Covid", aponta pesquisa

No Piauí, registro de infectados está aumentando bem como o índice de transmissibilidade do Sars-CoV-2


Wellington Dias

Wellington Dias Foto: Piauihoje.com

A cada caso positivo de Covid-19 no Piauí há previsão de que existam 15 subnotificações. A informação foi dada durante transmissão ao vivo iniciada às 12h30 desta segunda-feira (15) com o governador Wellington Dias e o Comitê Covid-19, que apresentaram os resultados da sexta pesquisa sorológica realizada em 11 municípios das principais regiões do Piauí. 

A amostragem testou 4.003 pessoas e possui margem de erro de 2%. Desse total, 164 estavam infectados com o novo coronavírus. Projetando esse número de acordo com a população do Estado tem-se uma previsão de que 73.592 piauienses estão contaminados. A pesquisa teve início dia 10 de junho e encerrou no último sábado (13).


O governador Wellington Dias comentou que os dados são importantes no momento em que o Governo passa algumas dificuldades enfrentadas durante a pandemia. 

"Em razão de a gente ter tido uma dificuldade no cumprimento da meta de novos leitos, principalmente na capital. Isso não foi possível por razões de ordem técnica, de um lado temos a dificuldade com novos profissionais, estamos chegando ao esgotamento de novos profissionais, tem a base industrial brasileira que comunica dificuldades quanto alguns medicamentos que são necessários quando o paciente é internado, especialmente em UTIs, também destaco que além de ter um nível de ocupação elevado dos leitos, em especial, em Teresina, temos essa ocupação elevada também em cidades como Parnaíba com 60% do índice e Piripiri. Por fim, destaco ainda que o resultado das pesquisas mostra que há crescimento na taxa de pessoas infectadas, porém numa velocidade menor", explicou.

Resultado da 6º pesquisa - 1

Resultado da 6º pesquisa - 2

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: