Os times do Flamengo e do Paris Saint-Germani - PSG, disputaram a final do Campeonato Mundial de Clube, na tarde desta quarta-feira (17/12), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Doha, no Catar. O jogo foi para prorrogação, mas foi decido nos pênaltis. O PSG venceu. O goleiro Safonov pegou quatro pênaltis e o time europeu sagrou-se campeão pela primeira vez. O Flamengo lutava pelo bicampeonato mundial.
Mais de 42 mil pessoas compareceram ao estádio para assistir ao jogo, que foi muito disputado, mas com uma pequena vantagens do PSG na posse de bola.
Primeiro tempo
O Flamengo começou com a bola e mostrou que não iria esperar o time do PSG. Logo nos primeiros minutos, o clube carioca teve a oportunidade de colocar na área em cobrança de falta. Entretanto, a chance não levou perigo ao goleiro Safonov.
Com quase quatro minutos, João Neves assustou a torcida do Flamengo. Após cruzamento da direita, o volante português chegou sozinho por trás da zaga e tocou de primeira, mas acertou a rede pelo lado de fora.
O Paris Saint-Germain dominava o jogo e contava com mais posse de bola. Já o Flamengo tentava jogar, mas abusava das faltas. A pressão deu resultado aos 10 minutos e contou com uma falha do time brasileiro.
Arrascaeta tentou tocar para trás e Rossi tentou chutar para frente. Kvaratskhelia tocou para Fabián Ruiz, que chutou para o gol vazio e marcou. Entretanto, o VAR marcou a saída de bola e anulou o gol.
Aos 16, o primeiro chute do Flamengo. Após enrosco dentro da área, a bola ficou com Pulgar. De longe, o meia arriscou, mas a bola ficou fácil para Safonov. Pouco a pouco, o Rubro-Negro começou a sair mais para o jogo.
O clube francês, ainda com mais posse de bola, passou a administrar o jogo e tocava em busca de espaços na zaga. Aos 38 minutos, Kvaratskhelia abre o placar para o PSG contra o Flamengo. Mayulu fez boa jogada pela direita e acionou Doué. O atacante tocou para dentro da área, Rossi falhou e ajeitou sem querer para o atacante do time francês. O georgiano tocou para o gol vazio e balançou as redes.
O time de Filipe Luís não se acanhou e tentou o gol de empate na sequência. Após bola cruzada na área, Pulgar subiu sozinho e cabeceou. Entretanto, a bola não teve direção e saiu em linha de fundo.

Segundo tempo
O PSG voltou do vestiário com vantagem no placar e passou a administrar o resultado. O clube francês teve a primeira chance aos cinco minutos, com João Neves. Após boa trama ofensiva, o volante português recebeu na direita e chutou de esquerda para o gol. Rossi, bem posicionado, praticou a defesa.
Buscando o empate, Filipe Luís tirou Carrascal e colocou o atacante Pedro para jogar ao lado de Bruno Henrique e Plata. Aos 13 minutos, Arrascaeta recebeu na área, tentou driblar Marquinhos, foi acertado e caiu. O árbitro não marcou pênalti, mas o VAR recomendou a revisão.
Após ir ao monitor, o juiz apontou para a marca da cal e assinalou a penalidade. Jorginho partiu para a bola, deslocou o goleiro adversário e, com uma bela cobrança, empatou o jogo.
Com o 1 x 1 no placar, o embate ficou mais disputado no meio de campo e sem grandes chances para os dois lados. Aos 32, Doué fez uma boa jogada, tirou os zagueiros do Flamengo e chutou para o gol. Rossi estava bem posicionado e defendeu.
Em seguida, Luis Enrique colocou Dembélé em campo. O francês foi eleito o Melhor do Mundo da Fifa na última terça-feira (17/12). Ele recebeu o prêmio The Best em evento no Catar. Anteriormente, o camisa 10 do PSG recebeu a Bola de Ouro.

Como as equipes chegaram à final
Para chegar à final, o time de Filipe Luís precisou disputar as quartas de final e a semifinal. Na estreia, 2 x 1 contra o Cruz Azul, do México. Arrascaeta marcou os dois gols. Antes da decisão, o Flamengo despachou o Pyramids por 2 x 0, tentos de Léo Pereira e Danilo.
Já o PSG ganhou vaga direta para esta fase após triunfar contra a Inter de Milão, por 5 x 0, na final da Champions League.
Fonte: Transmissão da TV