PROJETO

Projeto da Unicamp recolhe relatos de piauienses durante a pandemia

O projeto conta ainda com uma comissão curatorial, composta de membros de nove universidades brasileiras


Projeto

Projeto Foto: Divulgação

Projeto da Unicamp recolhe relatos de piauienses durante a pandemia

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criou a plataforma Memórias Covid 19, coordenada pela pesquisadora e historiadora Ana Carolina Moura Delfim Maciel. O projeto consiste em um espaço memorial virtual para que pessoas de todos os estados do Brasil, bem como do exterior possam expressar suas memórias durante a pandemia do novo coronavírus. Em tempos atípicos de distanciamento social e de vulnerabilidade para a população, ainda é possível estar isolados fisicamente, mas emocionalmente conectados. 

O projeto conta ainda com uma comissão curatorial, composta de membros de nove universidades brasileiras (de diferentes áreas do conhecimento, representando Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país), como também de dois representantes da França e Portugal. A comissão é responsável por receber e selecionar os relatos que são encaminhados para compor a plataforma Memórias Covid-19. O projeto tem um caráter plural e democrático, almejando costurar uma teia de narrativas compartilhadas por pessoas de diferentes localidades do país e do mundo, classe social e escolaridade. As vivências cotidianas e histórias de qualquer pessoa, durante esta pandemia, são bem-vindas e devem ser contadas.

 O Memórias Covid-19 não pretende ficar centrado no eixo São Paulo/ Rio de Janeiro tampouco ficar circunscrito ao espaço da universidade. Assim, o Memórias Covid 19 reforça o convite para que a população piauiense também participe enviando os registros de sua vida cotidiana durante o isolamento social. Não se trata de um projeto destinado apenas a familiares das vítimas de Covid 19 ou pessoas que testaram positivo para a doença, não havendo, portanto, necessidade de o participante ter sido acometido de Covid 19 ou ter presenciado casos de pessoas que tenham contraído o novo coronavírus.

Como participar   Figura 1Arte: Dalton Villa 

Para participar, basta acessar o formulário e enviar relatos escritos, sonoros ou visuais, podendo ser cartas, textos, poemas, desenhos, áudios, vídeos e fotos sobre as experiências pessoais em tempos de isolamento social. Os arquivos devem ser de autoria do participante ou estar de acordo com a legislação de Direitos Autorais, Lei 9.610/98.  Os materiais recebidos serão enviados para a análise da Comissão Curatorial e os participantes que tiverem seus materiais selecionados para publicação vão ser informados. O Projeto Memórias Covid 19 também conta com a parceria do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp que vai ficar responsável por armazenar os materiais recebidos pela plataforma.

 

 Lembrando que não há um prazo limite para o envio dos relatos. Segue o link do site para acessar o formulário: https://memoriascovid19.unicamp.br/. É possível também acompanhar a plataforma nas redes sociais, seguindo o instagram @memoriascovid19, como também a página do facebook Memóriascovid19.

  

Contar para superar

 

Nunca se está preparado para viver uma pandemia que deixa um lastro de óbitos, desempregos, problemas emocionais, entre outros. Por isso, o registro das memórias de um tempo doloroso pode ser uma forma de se libertar do peso de uma experiência difícil. É o que conta a advogada e escritora, Ana Santana Batista Farias que já enviou quatro relatos. “O projeto não se absteve em ser só uma cápsula desse tempo nublado pela pandemia. Ele conseguiu despertar em mim que, mesmo em momentos difíceis, a força ainda permanece no nosso ímpeto. Ao escrever sobre os meus dias pude perceber que apesar das angústias desse tempo incerto, ainda carrego dentro de mim a certeza de que dias melhores estão por vir”, concluiu Ana Santana.

  

Fonte: Ana Carolina Maciel

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: