Geral

SEGURANÇA PÚBLICA

Profissionais da Segurança do Piauí vão receber assistência especializada em saúde mental

O Governo do Piauí adere, nesta quarta-feira (19), ao projeto do Ministério da Justiça; também serão firmados convênios para regular uso da força e instalar câmeras corporais

Da Redação

Segunda - 17/02/2025 às 14:00



Foto: Reprodução Governo do Piauí adere ao programa Escuta Susp
Governo do Piauí adere ao programa Escuta Susp

Os profissionais da segurança pública do Piauí terão acesso a atendimento psicológico especializado. O Governo do Piauí irá aderir, nesta quarta-feira (19), ao projeto Escuta SUSP, do Governo Federal. A solenidade de adesão acontecerá às 8h30, na sede do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí (QCG-PMPI), com a presença do governador Rafael Fonteles, além de autoridades nacionais e estaduais da área de segurança pública.

Instituído pela Portaria SENASP/MJSP nº 591, de 13 de agosto de 2024, o Projeto Escuta SUSP é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer assistência especializada em saúde mental aos profissionais da segurança pública.

Assim, policiais civis, militares, bombeiros, peritos e policiais penais do estado terão acesso a suporte psicológico especializado por meio de atendimento on-line e protocolos de intervenção voltados à redução do sofrimento psicológico decorrente da atividade profissional.

Além da adesão ao Escuta SUSP, o governador Rafael Fonteles também assinará o Programa de Uso da Força e o convênio para implementação das câmeras corporais, iniciativas que visam aprimorar as práticas de segurança e a transparência nas ações das forças policiais do estado.

O Programa de Uso da Força garantirá que os profissionais sejam treinados conforme os padrões estabelecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O objetivo é aprimorar as abordagens policiais, garantindo mais segurança tanto para a população quanto para os agentes.

Já as câmeras corporais vão reforçar a transparência e a segurança das operações policiais no Piauí. A tecnologia permitirá maior controle e monitoramento das ações, contribuindo para a proteção dos profissionais e da sociedade.

Fonte: SSP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<