
Na última sexta-feira, 03, aconteceu a final da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, onde professores do Instituto Federal do Piauí foram premiados com ouro e prata.
O professor Reginaldo Gomes de Lima Junior, do campus de Picos, conquistou o Prêmio Ouro na categoria Ensino Profissional, com o Projeto "Ação Estratégica-Emergencial de Consultoria aos Micro e Pequenos Empreendedores", desenvolvido no campus Corrente. Já a professora Jéssica Oliveira Soares, do campus Pedro II, conquistou o segundo lugar na categoria Ensino Superior, com o "Projeto Oficina de Empreendedorismo e Inovação".
A final do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora, que em 2021 está na sua segunda edição, contou com 12 finalistas que concorreram em cinco categorias: ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais, ensino médio, ensino profissional e ensino superior. O IFPI concorreu com projetos nas duas últimas categorias, onde saiu premiado.
O Projeto desenvolvido pelo Professor Reginaldo Gomes, que atualmente cursa Mestrado no programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais no IFPI, teve início através da "Sala de apoio ao Empreendedor", Edital de Fluxo Contínuo da Pró-reitoria de Extensão do IFPI no ano de 2020 e depois teve continuidade através do Edital Proagrupar Infra da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFPI, que possibilitou estruturar a Empresa Júnior no campus, resultadndo no desenvolvimento do Projeto. A iniciativa foi realizada durante a pandemia da Covid-19, para proporcionar, por meio de consultoria, estratégias gerenciais e tecnológicas para os micros e pequenos empreendedores conseguirem sobreviver a um dos períodos mais difíceis para toda a sociedade.
O projeto coordenado pela professora Jéssica Oliveira, que é Mestra em Administração, contou com a participação de um docente do Uespi e da educação municipal, e foi executado no ano de 2021. A iniciativa teve foco no empreendedorismo e inovação voltado à modelagem de negócios inclusivos e direcionado a estudantes do IFPI e comunidade externa. Também foi iniciado como atividade de extensão desenvolvida no período da pandemia, através de Edital de Fluxo Continuo, e hoje tem continuidade através de Fomento por meio do Edital Empreender e Humanizar da Pró-reitoria de Extensão do IFPI.
"É uma grande alegria e é um grande orgulho como ex-aluno da antiga ETF, e a menos de dois anos na casa, levar esse prêmio que alimenta ainda mais o sentimento de transformação. Sigo para a etapa nacional com confiança e responsabilidade de representar nossa educação técnica profissional de qualidade. O IFPI é ouro!", comemorou o professor Reginaldo Gomes de Lima
O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora. Podem se inscrever educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC. Os vencedores da categoria ouro seguem para a etapa nacional que será realizada presencialmente em 2022 prevista para o mês de fevereiro em Brasília e terá um representante do IFPI.
Fonte: Ascom IFPI