
Do início deste mês até essa terça-feira (28), apareceram 7.063 rumores de pessoas que poderiam estar contaminadas com o novo Coronavírus no Brasil. Deste, 127 rumores precisaram de maiores verificações de veracidade, mas nenhum foi comprovado.
Mas no período de 18 até segunda-feira (27), a Secretária Nacional de Vigilância em Saúde recebeu 10 notificações de casos suspeitos. Destes apenas um, no estado de Minas Gerais, "se enquadra na definição de suspeito" e pode ser confirmado ou descartado pelo Ministério da Saúde ainda nesta quarta-feira (29)
Isso é o que revela o Boletim Epidemiológico do Brasil divulgado nesta terça-feira (28.01), pelo Ministério da Saúde.
O boletim garante que de 03 a 27 de janeiro, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional analisou 7.063 rumores, sendo que 127 rumores exigirama verificação de veracidade junto ao Ponto de Contato Regional da Organização Mundial de Saúde - OMS, para cumprir o Regulamento Sanitário Internacional.
Diz ainda que, entre os dias 18 e 27 de janeiro de 2020, a Secretaria de Vigilância em Saúde recebeu a notificação de 10 casos para investigação de possível relação com a Infecção Humana pelo novo Coronavírus. Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas, caso a caso,
com as autoridades de saúde dos estados e municípios.
"De 10 casos, somente um (1) caso notificado em 27/01 se enquadra na definição de caso suspeito. Os demais não cumpriram a definição de caso, foram excluídos e apresentaram resultado laboratorial para outros vírus respiratórios como o vírus Influenza A/H1N1, Influenza
A/H3 e Rhinovirus", diz o boletim.
A seguir, a íntegra do Boletim Epidemiológico do Brasil divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde:
Boletim-epidemiologico-SVS-28jan20.pdf
Fonte: MS
