A Be8, uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil, vai construir sua segunda fábrica de Bevant no Piauí. O anúncio foi feito durante a COP30, em Belém (PA), pelo presidente da empresa, Erasmo Carlos Batistella, que destacou o crescimento da demanda e o interesse de novas empresas pelo produto.
O Bevant é um biocombustível sintético criado e patenteado pela própria companhia. Segundo Batistella, o Bevant é o único combustível sintético do mundo que substitui totalmente o diesel fóssil, podendo ser usado diretamente nos tanques, na proporção de 1 litro de Bevant para 1 litro de diesel.
Erasmo Carlos Batistella, dono e presidente da Be8/ Foto: Divulgação
Além disso, o biocombustível apresenta emissões 99% menores no escapamento em comparação ao diesel comum. Considerando todo o ciclo de produção, as emissões podem ser até 65% menores, chegando a índices ainda mais favoráveis quando são utilizadas outras matérias-primas além da soja.
A primeira unidade de produção do Bevant está localizada em Passo Fundo (RS) e tem capacidade para 120 mil litros por dia. O produto já é utilizado por grandes companhias, como Gerdau, Grupo Abreu e CTR, e tem despertado o interesse de empresas internacionais que buscam alternativas sustentáveis.
Durante a COP30, a Be8 assinou uma carta de intenções com a Investe Piauí, agência estadual de atração de investimentos, para viabilizar a instalação da nova fábrica no estado. O acordo prevê uma cooperação institucional para destravar o projeto, que deve atender à crescente demanda por biocombustíveis nas regiões Norte e Nordeste. O documento foi assinado pelo governador Rafael Fonteles e Erasmo Battistella.
“O Piauí integra um time de estados que trabalha rumo à transição energética brasileira, ajudando o Brasil e o mundo a descarbonizar a economia, sobretudo o setor de transportes. Assinamos aqui um termo de cooperação para ampliação dessa indústria de biodiesel de Floriano e com a perspectiva de novos produtos sendo produzidos no nosso estado”, afirmou o governador durante o encontro, que aconteceu na Zona Verde da COP30.
Além da nova planta de Bevant, o plano contempla também a ampliação da fábrica de biodiesel em Floriano (PI), que atualmente tem capacidade para produzir 250 mil litros por dia. O novo volume após a expansão ainda não foi definido.
Para Batistella, o momento é estratégico: “A COP é uma vitrine para mostrarmos o que o Brasil faz bem feito. O interesse pelo Bevant cresce a cada dia e o Piauí será parte importante dessa expansão sustentável”, afirmou o empresário.
Piauí como novo polo energético
Segundo a Be8, o Piauí vem se consolidando como polo emergente da matriz energética sustentável brasileira, com políticas públicas de incentivo, infraestrutura em expansão e ambiente favorável à inovação.
A nova fábrica em Floriano reforça a estratégia da empresa de regionalizar a produção e atender à crescente demanda por combustíveis renováveis no Norte e Nordeste.
Fonte: Com informações do Globo Rural