
A Ação Social Arquidiocesana (ASA) fez um post em suas redes sociais, nesta sexta-feira, 5, onde informa que a Prefeitura de Teresina enviou comunicado onde avisa que irá reduzir em 50% os repasses para as instituições sociais atendidas pela ASA e três entidades teriam cancelados todos os recursos até agora enviados.
Segundo a ASA, “nos últimos dias fomos surpreendidos com essa triste notícia. Inicialmente, fomos comunicados que haveria a redução de 50% do repasse de recursos para manutenção dos nossos serviços. Mas, posteriormente recebemos um ofício informando que não iriam mais dar prosseguimento ao termo de colaboração do Lar de Misericórdia, Levanta-te vem para o meio e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Jatobá e Vale do Gavião”, afirma a nota.
De acordo com a instituição, o cancelamento afetará diretamente toda a comunidade que é assistida por meio dos serviços, em especial, o público da terceira idade, os portadores de câncer que são acolhidos para tratamento na capital e as pessoas com deficiência.
O comunicado foi enviado no dia 2, pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semtcas), onde informa a suspensão dos repasses.
Em nota, a prefeitura de Teresina avisa que os todos os contratos de pagamento à assistência social estão sendo estudados e reavaliados.
Confira a nota da Prefeitura de Teresina na íntegra:
Sobre a suspensão do pagamento a serviços de assistência social, a prefeitura de Teresina informa que todos os contratos estão sendo estudados e reavaliados.
Durante auditoria já realizada foram encontradas distorções em alguns contratos entre os valores pagos e os serviços executados, o que gerou a suspensão do mesmo a fim de averiguação.
A prefeitura informa ainda que novas ações sociais serão implantadas pela nova administração, principalmente, aquelas visando o cuidado com moradores de rua e aquelas com objetivo de combater a fome da periferia, sempre atendendo o interesse público.