
A Prefeitura de Fartura do Piauí, localizada no Sul do estado, anunciou o cancelamento do show da banda Calcinha Preta, previsto para o dia 30 de abril, em comemoração ao aniversário da cidade. A decisão, tomada na quarta-feira (9), segue recomendação do Ministério Público do Piauí (MPPI), que alertou sobre o impacto financeiro negativo do evento, considerando a situação de emergência do município devido à seca prolongada.
O prefeito Orlando Costa (PT) confirmou a medida por meio de uma rede social, destacando que além do show da Calcinha Preta, também foram suspensas as apresentações dos artistas Cátia Silene, Mari e Rayane, e Sérgio do Forró.
"Devido a essa grande seca, ao decreto que o governador fez e que eu fiz também, resolvi suspender toda a participação das grandes bandas que iam tocar aqui. Eram recursos de emenda parlamentar, da Secretaria de Turismo, mas, de qualquer maneira, ia ter uma despesa extra que o município tinha que arcar", explicou o prefeito.
Embora os shows tenham sido cancelados, outras comemorações do aniversário da cidade, como a missa e o culto em ação de graças, além de uma corrida de rua, continuam programadas.
Recomendação do Ministério Público
A recomendação do MPPI, expedida na quarta-feira, orientou a suspensão do evento e de qualquer outra atração que representasse um gasto excessivo. A promotora Gabriela Almeida de Santana, da 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, destacou a situação crítica enfrentada pelo município e a necessidade de redirecionar os recursos para serviços essenciais. Ela também sugeriu que o município devolvesse eventuais valores já pagos aos artistas.
A promotora ressaltou que Fartura do Piauí está atravessando grandes dificuldades, com a escassez de água e a perda da produção agrícola pelos pequenos agricultores. Ela informou que recomendações semelhantes serão enviadas aos demais municípios do estado que também enfrentam a crise da estiagem.
"Fartura do Piauí atravessa sérias dificuldades na prestação de serviços públicos essenciais, situação que tem motivado a tramitação de diversos procedimentos extrajudiciais voltados à implementação de políticas públicas para a melhoria das condições de vida da população", apontou a promotora.
Confira o vídeo abaixo: