
Está marcada para segunda-feira (04), às 9 horas, a solenidade de troca de comando da Polícia Militar do Piauí. O novo comandante da corporação é o coronel Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva, de 48 anos. Ele vai substituir o também coronel Lindomar Castilho Melo. A solenidade será no pátio do Quartel do Comando Geral da PM, no bairro Ilhotas, na zona Sul de Teresina.
Há três anos, Scheiwann estava no comando do gabinete militar e da segurança da vice-governadora Regina Sousa, que o escolheu para o Comando da PM nos seus nove meses como chefe do Executivo piauiense.
Quem é Scheiwann Lopes
Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva é natural de Teresina-PI, tem 48 anos idade, pai de duas filhas e avô de uma netinha. Tem como companheira e parceira de jornada a Sra Hosanielly Araújo. É Coronel da Polícia Militar do Piauí, com ingresso na instituição em 01/01/1994.
Possui diversos cursos militares específicos, dentre eles: Curso de Técnicas Verticais, Resgate e Salvamento em Altura – Corpo de Bombeiros Militar do PI; Estágio de Ações Táticas Especiais – PM do Pará; Curso de Administração de Ocorrências com Reféns – PM do Paraná; Curso de Integração de Princípios Fundamentais dos Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário - SENASP/Comitê Internacional da Cruz Vermelha; Estágio de Qualificação em Segurança Pessoal de Autoridades – Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República-GSI; Cursos de Analista de Inteligência, Curso de Contra-Inteligência e Segurança Orgânica, todos na SENASP-MJ. É Bacharel em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar do Ceará e Graduando em Direito pela Faculdade Mauricio de Nassau. Possui ainda Especializações (pós-graduações) em Educação em Direitos Humanos, pela UFPI; Gestão em Segurança Pública, pela UESPI; e Políticas Públicas e Gestão em Segurança, pela UFPI. É instrutor do Centro de Ensino Profissional da PMPI e professor convidado em vários Cursos de Extensão em Políticas de Segurança Pública e Cidadania, da UFPI.
Como função, trabalhou nos Batalhões das cidades de Picos, Floriano, Parnaíba e em outros da capital, exercendo diversas atividades e atribuições militares, bem como civis, como a de Delegado Especial, também no interior do Estado. Foi Comandante do 2º Pelotão da Companhia de Operações Especiais – COE; Subcomandante da Companhia de Guardas da Assembléia Legislativa do Piauí; Foi Ajudante de Ordens do Governador do Estado por 03 vezes; Chefe da Assistência Militar da Vice-Governadoria do Estado do Piauí por 02 vezes e Chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado do Piauí. Foi Chefe da 2ª Seção do Estado Maior Geral e o 1° Diretor de Inteligência da PMPI, com duração de 03 (três) anos. Tendo como recente função, a de Diretor de Unidade de Assistência Militar da Vice-governadora do Estado do Piauí – (jan 2019 a março 2022).
Saiba quem é Neris Junior, novo secretário de Saúde do Piauí
Governadora reúne equipe de gestão financeira e reforça prioridades
Prefeito Jabes Junior se filia ao PSD e garante apoio a Rafael Fonteles