Geral

População poderá acionar PM de forma mais rápida com aplicativo

Uma das vantagens do aplicativo PMPI Cidadão é a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva

Redacão

Segunda - 17/02/2020 às 13:28



Foto: Ascom Aplicativo
Aplicativo

O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (17), do lançamento do aplicativo PMPI Cidadão, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG). O App foi desenvolvido pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI) com o objetivo de aproximar a Segurança Pública da população.

Uma das vantagens do aplicativo PMPI Cidadão é a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Com ele é possível registrar emergência, acionar botão de pânico de violência doméstica e acessar inúmeros outros serviços prestados pela Polícia Militar.

O aplicativo ainda permitirá o desafogamento das linhas do 190, o canal mais conhecido pela população. “Temos trabalhado muito com a tecnologia e esse é mais um aplicativo que vem para somar aos canais de comunicação que já existem. Ele tem várias funcionalidades importantes, principalmente o fato de gerar uma ocorrência que será georrefernciada, portanto, o policial que estiver mais próximo será imediatamente acionado para atender tal ocorrência. Esperamos a adesão da população, uma vez que todo cidadão está propenso a passar por alguma situação de risco”, disse o secretário da Segurança, Fábio Abreu.

O PMPI Cidadão chega para complementar a plataforma digital de atendimento às ocorrências, que tem como referência tudo de mais moderno que existe no cenário digital. “Esse aplicativo trará maior eficiência no atendimento de emergência; segurança no registro, evitando trotes e armadilhas; precisão de localização; comunicação via chat com o Copom e outras possibilidades pela criação de uma rede colaborativa. Atrás apenas de Santa Catarina, o Piauí é o estado que mais avança em tecnologia de segurança pública”, pontuou o comandante PM-PI, Lindomar Castilho.

Segundo o governador, a tecnologia vem sendo uma forte aliada no fortalecimento da segurança pública do estado. “Temos utilizado e criado muitas ferramentas tecnológicas, tais como o aplicativo Salve Maria, que permite que mulheres vítimas de agressão ajam rapidamente acionando a polícia, além da modernização do registro de boletins de ocorrência, podendo o policial fazê-los de onde estiver. Hoje damos mais um passo para facilitar a vida da população que precisa dos serviços da PM. Seguimos em um caminho de redução de homicídios e essas iniciativas são muito importantes para que possamos avançar”, destacou Wellington.

App

Para utilizar os serviços é necessário ter um dispositivo móvel com sistemas operacionais Android ou IOS, com tecnologia de dados móveis/Wi-Fi e GPS. Quem baixar o App não precisará falar com um atendente, apenas registrar ou enviar os dados para a Polícia Militar, o que permite que pessoas com deficiência auditiva e palatal possam utilizar perfeitamente o o PMPI Cidadão.

É preciso também realizar um cadastro prévio e aceitar a política de privacidade e segurança da informação. Os dados enviados no aplicativo serão usados apenas pela Polícia Militar. Todos os dados enviados são sigilosos e as ocorrências serão atendidas de acordo com a gravidade. Ao final do atendimento, o cidadão ainda pode fazer uma avaliação dos serviços prestados pelos policiais.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: