Geral

Polícia prende dupla de estelionatários que agia no interior do Piauí

estelionatários prisão cartões PI

Domingo - 13/10/2013 às 15:10



As Polícias Civil e Militar de São João do Piauí prenderam em flagrante na manhã de ontem,12, os elementos de iniciais J.R.S.R – vulgo “ZEZÉ” oriundo de Araripe/CE e R.N.P.S – vulgo “NONATO” oriundo de Picos, após estes, sem sucesso, tentarem se apropriar de cartões e senhas de usuários da agência do Banco do Brasil de São João do Piauí.

A ação
Segundo a Polícia Militar, por volta das 09h da manhã, um cliente da agência do Banco do Brasil, ao tentar utilizar os terminais de auto-atendimento notou que seu cartão não era identificado por alguns dos terminais e, olhando mais atentamente, viu que haviam colocado uma fita isolante na leitora de cartões do terminal. O cliente entrou em contato com um dos gerentes da agência que foi até o local. No momento em que o cliente percebeu que havia algo de errado os estelionatários se encontravam na área de auto-atendimento da agência e deixaram o local para não serem descobertos. A Polícia Militar foi acionada e com o funcionário da agência conferiram as gravações e perceberam a presença dos criminosos mais cedo no local e saíram em diligência para tentar localizá-los.

“Como em alguns casos os criminosos costumam retornar ao local do crime, decidimos depois de cerca de uma hora de diligências retornar à agência do Banco do Brasil quando, para nossa surpresa, chegaram dois dos três estelionatários, momento em que os prendemos” – afirmou o Cabo Lima da Companhia de Polícia Militar de São João do Piauí.

Segundo o Delegado de Polícia Jorge Terceiro, que também assistiu as filmagens na agência e concluiu a lavratura do flagrante, o modo de ação dos criminosos consistia em colocar fitas isolantes nas leitoras de alguns terminais e aguardar que algum cliente mais vulnerável, como um idoso ou pessoa com pouca instrução, tivesse dificuldade em utilizar o serviço, momento em que um deles se oferecia para prestar ajuda e aproveitava para memorizar a senha e ‘trocar o cartão’ da vítima quando terminava de fazer a transação por ela.

“Os dois indivíduos confessaram a prática do delito em detalhes, até mesmo porque as câmeras do circuito interno filmaram toda a ação que durou cerca de 20 minutos e um deles afirmou que já foi processado por clonar cartões em Santos/SP onde chegou a ser preso” afirma o Delegado. “Eles chegam a chamar os clientes mais vulneráveis de “gente boba” e ainda disseram que antes de chegarem em São João do Piauí dormiram em Simplício Mendes e tentaram praticar o golpe na agência do Banco do Brasil de lá, mas não conseguiram fazer nenhuma vítima e se dirigiram para São João do Piauí” declarou o Delegado.

Com os estelionatários foram também encontrados diversos cartões magnéticos que, segundo eles, seriam de outras vítimas e que obtiveram de outros criminosos o que, segundo o Delegado, caracteriza o crime de receptação. “Um dos presos inclusive afirmou que é comum a interação entre as “firmas” ou grupos de criminosos desse ramo, seja repassando material para golpes (cartões) entre si seja dividindo as tarefas como, por exemplo, alguns clonam os cartões e outros sacam as quantias depois, sendo que estes últimos ficam com percentuais em torno de 15% pelo serviço do saque. Pelo que constatamos nenhum cliente da Agência de São João do Piauí/PI chegou a ter seu cartão retirado pelos estelionatários, mas estes estavam com diversas senhas alfabéticas anotadas e confessaram que duas dessas senhas foram conseguidas de clientes daqui” informou Jorge Terceiro.

“Há ainda um terceiro indivíduo que conseguiu fugir, pois ficou no interior do veículo (um VW Gol grafite com placa possivelmente de Juazeiro do norte/CE) enquanto os outros eram presos dentro da agência bancária, mas nós das Polícias Civil e Militar estamos tentando levantar informações acerca de sua localização bem como fazendo diligências para tentar localizar o terceiro membro do grupo e prendê-lo” afirmou finalizando Jorge Terceiro.

Fonte: portaljenipapo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: