Geral

INOVAÇÃO

Projeto que leva educação ao sertão do Piauí vence prêmio LED, da Rede Globo

Plataforma 'Educar Nestante' usou a tecnologia para o ensino em escolas no semiárido piauiense

Da Redação

Quinta - 27/04/2023 às 08:20



Foto: Reprodução Projeto do professor Jessé Barbosa foi o vencedor de uma categoria do Prêmio LED
Projeto do professor Jessé Barbosa foi o vencedor de uma categoria do Prêmio LED

O projeto Educar Nestante, que desenvolveu um aplicativo de ensino para estudantes de áreas rurais no Piauí, ganhou o prêmio LED - Luz na Educação, na categoria "empreendedores e organizações inovadoras". A premiação foi promovida pela Rede Globo e anunciada em um programa especial nesta quarta-feira (26). 

O objetivo do Prêmio LED é reconhecer práticas inovadoras na educação brasileira. Das nove iniciativas que participaram do programa, seis receberão R$ 200 mil cada.

A plataforma Educar Nestante foi desenvolvida pelo Instituto Ubíqua, que trabalha com a profissionalização de jovens de periferia e de áreas rurais, e na pandemia criou a plataforma Educar Nestante - um método que funciona com ou sem internet.

Em entrevista à imprensa, o coordenador do projeto, Jessé Barbosa, explicou a metodologia utilizada, que faz da sala de aula um local de debate. "Desenvolvemos durante dez anos uma metodologia chamada 'ciclos de aprendizagem ubíqua', que, entre outras coisas, utiliza a sala de aula invertida. Quer dizer que o aluno precisa estudar antes da aula, para que a aula deixe de ser um momento de repassar conteúdo e passe a ser um momento para discutir, tirar dúvidas", explicou. 

A ferramenta foi utilizada em 2022 em cinco escolas do interior do Piauí, localizadas nas cidades de Tanque do Piauí, São João da Varjota, Oeiras e Santa Rosa. 

A aluna Maria Benícia Oliveira conta como funciona o aplicativo: “Ele baixa todo o conteúdo, o aplicativo é disponível através de ciclos, e assim que eu encerro o ciclo eu já começo outro”.

Na lógica do sistema de ensino, o aluno se prepara em casa e depois, na aula, debate o conteúdo com o professor.

“Eu diria que a gente está no futuro. Por que no futuro? Porque nós estamos antenados com a transformação do ensino”, afirma o professor Pedro Júlio Oliveira.
“Quando você está em um contexto de acesso, você tem mais oportunidade. E isso também te dá mais possibilidade de sonhar’, diz a coordenadora pedagógica do Educar Nestante, Graciele Barroso.

Fonte: Com informações do Jornal Nacional

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: