
O Piauí conquistou o melhor desempenho geral no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD) 2025, divulgado nessa quarta-feira (6) pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Com a maior pontuação nas quatro dimensões classificatórias do ranking, o estado se tornou o mais digital do Brasil.
O índice avalia cinco dimensões da digitalização dos serviços públicos. Nas quatro dimensões classificatórias, o Piauí obteve as maiores pontuações, sendo o único estado a atingir a pontuação máxima (58,5) na Dimensão I – Capacidade de Ofertar Serviços Digitais.
Na Dimensão II – Oferta de Serviços Digitais, o Piauí lidera junto com Acre e Rio Grande do Sul, com 54 pontos. Já na Dimensão III – Normatização sobre Modernização para Oferta de Serviços Públicos Digitais, o estado alcançou 27,5 pontos, novamente figurando no topo. Na Dimensão IV – Inclusividade na Oferta de Serviços Digitais, obteve 44 pontos. A quinta dimensão, que trata de inovação, foi incluída no relatório, mas ainda não é usada como critério de classificação.
O governador Rafael Fonteles destacou a importância da transformação digital na gestão pública:
“É o melhor governo digital gerando soluções concretas para melhorar a vida do cidadão. É uma política transversal que tem prioridade no governo. Entendemos que é por meio da inovação tecnológica, da transformação digital, que é possível fazer mais e melhor com menos recursos.”
Veja a Pontuação do Estado do Piauí nas quatro dimensões classificatórias:
Dimensão I – Capacidade de Ofertar Serviços Digitais
Piauí – 58,50
Dimensão II – Oferta de Serviços Digitais
Piauí – 54,00
Dimensão III – Normatização sobre Modernização para Oferta de Serviços Públicos Digitais
Piauí – 27,50
Dimensão IV – Inclusividade na Oferta de Serviços Digitais
Piauí – 44,00
Fonte: SECOM/PI