Geral

Piauí vai ter o Dia Estadual da Mulher Advogada comemorado em 6 de setembro

A norma foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Executivo

Quinta - 12/05/2022 às 15:17



Foto: Advogada
Advogada

Foi instaurado por meio de uma sanção da Lei nº 7.789/22, o Dia Estadual da Mulher Advogada que será lembrado no dia 6 de setembro. A norma foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Executivo, a partir de um projeto apresentado pela deputada Teresa Britto (PV). 

Segundo a parlamentar, a homenagem é pra as várias mulheres que realizam o exercício da profissão em prol da justiça. "Um número significativo de mulheres advogadas, operadoras do direito, com garra e excelência, atua em prol da justiça, e em nome da pacificação social, solucionando problemas, contribuindo de modo brilhante para a efetivação do estado democrático de direito", disse.

História

O dia 06 de setembro remete à data da carta escrita ao governador do estado, em 1770, por Esperança Garcia, mulher negra escravizada, homenageada com o título simbólico de "primeira advogada do Piauí".

 A carta foi reconhecida como uma petição 247 anos depois de escrita. Como documento histórico, descreve os maus-tratos aos quais a população escravizada era submetida.

 

Data também é calendário nacional - 

O Brasil comemora o Dia da Advogada no dia 15 de dezembro, instituído pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em homenagem a Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher brasileira a obter o registro de advogada no país, em 1906.

Pneu de colheitadeira estoura e mata piauiense na Bahia

Enem 2022 tem 1 milhão de inscritos em apenas um dia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: