Foi instaurado por meio de uma sanção da Lei nº 7.789/22, o Dia Estadual da Mulher Advogada que será lembrado no dia 6 de setembro. A norma foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Executivo, a partir de um projeto apresentado pela deputada Teresa Britto (PV).
Segundo a parlamentar, a homenagem é pra as várias mulheres que realizam o exercício da profissão em prol da justiça. "Um número significativo de mulheres advogadas, operadoras do direito, com garra e excelência, atua em prol da justiça, e em nome da pacificação social, solucionando problemas, contribuindo de modo brilhante para a efetivação do estado democrático de direito", disse.
História
O dia 06 de setembro remete à data da carta escrita ao governador do estado, em 1770, por Esperança Garcia, mulher negra escravizada, homenageada com o título simbólico de "primeira advogada do Piauí".
A carta foi reconhecida como uma petição 247 anos depois de escrita. Como documento histórico, descreve os maus-tratos aos quais a população escravizada era submetida.
Data também é calendário nacional -
O Brasil comemora o Dia da Advogada no dia 15 de dezembro, instituído pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em homenagem a Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher brasileira a obter o registro de advogada no país, em 1906.
Pneu de colheitadeira estoura e mata piauiense na Bahia
Enem 2022 tem 1 milhão de inscritos em apenas um dia